Combate à Covid-19: CFM divulga orientações para o trabalho dos médicos durante a pandemia de coronavírus



Combate à Covid-19: CFM divulga orientações para o trabalho dos médicos durante a pandemia de coronavírus

20 de março de 2020
sbd-cfm.jpg

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou nesta sexta-feira (20/3) uma mensagem com orientações gerais para o atendimento médico no Brasil, diante do avanço da epidemia de Covid-19. O texto aborda, entre outros pontos, questões relacionadas aos hospitais (públicos e privados) e aos consultórios. 

Leia a íntegra do comunicado do CFM aos médicos brasileiros

“Os leitos hospitalares devem ser destinados prioritariamente aos pacientes com quadros graves de Covid-19. Recomenda-se aos gestores a suspensão dos atendimentos ambulatoriais e de procedimentos eletivos”, informa o CFM que, também, recomenda restrição às visitas em função do número de pessoas e do tempo de permanência. 

Com respeito ao funcionamento dos consultórios, o CFM afirma que todas as consultas médicas eletivas devem, preferencialmente, ser suspensas. No entanto, “caso não seja possível, os médicos podem realizá-las, desde que em concordância com as determinações das autoridades locais e do diretor-técnico do serviço, respeitando-se as normas de higienização, proteção individual e de restrição de contato preconizadas”, orienta. 

Dermatologistas – O documento divulgado pelo CFM dialoga com nota pública encaminhada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) divulgada na quinta-feira (19/3) no qual orienta aos dermatologistas que fiquem atentos às orientações oficiais para prevenção e tratamento de casos de Covid-19, as quais são regularmente atualizadas, e que leiam as recomendações de manual, disponibilizado pela entidade, com sugestões de medidas a serem adotadas no ambiente de trabalho. 

Leia a íntegra do comunicado da SBD aos dermatologistas 

“Ciente de que o momento atual pode implicar em transtornos administrativos e financeiros para os profissionais, a SBD ressalta que se trata de uma emergência epidemiológica, a qual somente será superada com o envolvimento de todos”, conclui o texto.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados