41º DermaTrop da SBD em maio



41º DermaTrop da SBD em maio

27 de fevereiro de 2019
dermatrop.jpg

JSBD – Ano 23 – N.01 – JANEIRO-FEVEREIRO

Doenças tropicais serão debatidas por experts em Porto Alegre

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realizará em Porto Alegre, de 30 de maio a 1o de junho, o 41º DermaTrop. Sob a coordenação dos dermatologistas Heitor Gonçalves, Sinésio Talhari e André Costa Beber, o encontro abrange toda área da dermatologia tropical, além das doenças de maior importância epidemiológica no país, desde a hanseníase e doenças sexualmente transmissíveis à chikungunya e zika vírus.

“O atual contexto da saúde pública brasileira impõe ao médico o conhecimento obrigatório não apenas da situação atual dessas endemias, mas principalmente da abordagem clínica indispensável dos casos, no que se refere tanto ao aspecto geral quanto a suas áreas específicas de atuação, no caso a dermatologia”, explica Heitor Gonçalves.

O programa conta com 10 módulos e duas conferências, que abordarão temas como: dengue, chikungunya e zika vírus; o reaparecimento da sífilis; o HIV na abordagem dermatológica; a perspectiva de novo regime terapêutico para hanseníase, a correlação clínico-histopatológica das principais dermatoses tropicais, entre outros.

O encontro também terá a participação internacional do professor de dermatologia e patologia da Universidad Mayor de San Andres, em La Paz, Bolívia, Martin Sangueza, ministrando aula sobre correlação clínico-histopatológica das dermatoses tropicais. “Ele fará isso por meio de um novo instrumento de abordagem voltado para o dermatologista, que vem sendo elaborado pelo especialista nos últimos anos”, informou Heitor Gonçalves.

Para o médico, a participação do associado no simpósio “viabiliza a possibilidade de incorporar ao seu conhecimento uma abordagem atual e integral das dermatoses tropicais, por meio de novas ferramentas tanto para o diagnóstico como para o tratamento”, completou.

Os ex-presidentes da SBD René Garrido Neves e Sinésio Talhari organizaram o primeiro curso, em Manaus, nos anos 1970.
Para conferir o programa científico, acesse a página do evento.

 

Foto Sangueza com legenda: Martin Sangueza é presidente da Ibero Latin American Society of Dermatopathology e do Comitê Internacional de Dermatopatologia

 

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados