12º Simpósio de Cosmiatria e Laser e o 2º Simpósio de Envelhecimento: conheça a programação



12º Simpósio de Cosmiatria e Laser e o 2º Simpósio de Envelhecimento: conheça a programação

27 de fevereiro de 2019
eventoscosmitriaenvelhe.jpg

JSBD – Ano 23 – N.01 – JANEIRO-FEVEREIRO

O 12º Simpósio de Cosmiatria e Laser e o 2º Simpósio de Envelhecimento, ambos da SBD, serão realizados conjuntamente no Rio de Janeiro de 28 a 30 de março. O encontro, o primeiro do calendário de 2019, visa promover uma troca de experiências e partilhar conhecimento entre os associados da entidade. A programação científica abordará assuntos práticos e comuns no dia a dia do consultório, com a participação de dermatologistas de várias partes do Brasil. O diferencial dessa edição será o Curso de Anatomia em cadáver não formolizado, que foi gravado em vídeo, em Barretos, especialmente para o evento e contará com a presença de dermatologistas e anatomistas experientes, como Alfredo Jacomo (RJ), para discussões ao vivo. O curso ocorrerá na manhã do dia 28.

“Nesse mesmo dia, mas na parte da tarde, ocorrerão cursos práticos de preenchimento de terço superior, médio e inferior, além de bioestimuladores, todos com transmissão ao vivo. Após esse bloco, no segundo dia, os dermatologistas coordenadores do curso estarão à disposição para esclarecimento de dúvidas ao vivo”, adianta Alessandra Romiti, coordenadora do Departamento de Cosmiatria da SBD. Toxina botulínica será tema do terceiro bloco de Cosmiatria, na tarde do dia 29 de março. No dia 30 haverá mais dois blocos; um deles enfocará os principais tratamentos corporais, como o ácido poli-l-láctico e hidroxiapatita de cálcio.

No caso da programação de laser, o primeiro bloco abrangerá o curso básico, trazendo os princípios gerais das tecnologias, que a cada ano se modernizam e exigem a reciclagem do médico. “No censo sobre laser e tecnologias realizado com o associado, identificou-se que muitos deles não começaram ainda a fazer os tratamentos com essas tecnologias por falta de contato básico. Nesse curso selecionamos as tecnologias mais utilizadas e modernas pensando em atender a essa demanda do associado”, enfatiza a coordenadora do Departamento de Laser da SBD, Taciana Del Forno. O destaque desse bloco, segundo a médica, é a apresentação sobre biossegurança desses procedimentos e manejo de complicações ministrado pelo dermatologista Beni Moreinas Grinblat (SP).

Em seguida, haverá outros quatro blocos: Lasers e outras tecnologias no tratamento de doenças dermatológicas (teórico e prático com vídeo); Lasers e tecnologias na face: como associar com segurança e eficácia? (teórico e prático com vídeo); Controvérsias e novidades em lasers e tecnologias, com o destaque para a aula “Marketing digital: como fazer de forma ética”, a ser ministrada pelo presidente da SBD, Sérgio Palma; e, por fim, Outras tecnologias nos tratamentos corporais (teórico e prático com vídeo).

Envelhecimento – A segunda edição do Simpósio de Envelhecimento da SBD traz novidade para os médicos com o módulo interativo baseado em metodologia de aprendizagem ativa, similar ao modelo PBL (Problem Based-Learning) para abordar as úlceras em idosos. Seguindo esse método, o moderador iniciará a sessão com a apresentação de casos clínicos ou temas polêmicos/desafiadores a fim de gerar debate e troca de experiências. A programação também contará com o curso para leigos Cuidados da pele do idoso – o que é importante saber, sob a coordenação de Silvia Marcondes Pereira, do Departamento de Dermatologia Geriátrica da SBD, além dos blocos Envelhecimento além das rugas; Dermatoses frequentes; Tumores, e o módulo final sobre assuntos diversos, que tratará de temas como uso de vitaminas e suplementos no processo de envelhecimento.

Para inscrições e outras informações, acesse a página do evento no site da SBD.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados