150 dias de gestão



150 dias de gestão

28 de junho de 2019
selo-150-dias02.png

 

Ampliar o número de ações destinadas ao aperfeiçoamento profissional dos dermatologistas brasileiros é uma das principais metas do atual grupo gestor da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que completou em maio 150 dias à frente da entidade. Para facilitar o acesso a conteúdo de alta qualidade científica, tem-se investido na realização de uma série de eventos em diferentes regiões do País e em novas iniciativas de educação à distância.

“Os avanços científicos da dermatologia são constantes, com mudanças significativas em abordagens teóricas e práticas. Por isso, é imperativo que os profissionais acompanhem cada passo dessa evolução. A SBD acredita na relevância de ofertar cada vez mais mecanismos para a atualização dos seus associados”, informa o vice-presidente da SBD, Mauro Enokihara.
 
Programação – Até o fim de maio, a SBD contabilizou, em 2019, a realização de três eventos de grande porte (saiba mais abaixo), que ao todo contaram com 54 conferências, palestras e mesas-redondas, além de 14 atividades extras – entre cursos, painéis e workshops. Essas ações beneficiaram diretamente cerca de mil dermatologistas que puderam usufruir de programações técnicas e científicas elaboradas para colocá-los em contato com o que há de mais atual na medicina.

     

Além disso, estão previstas para ocorrer até o fim do ano as seguintes iniciativas: o Simpósio de Dermatologia Pediátrica, no dia 4 de julho, em São Paulo (SP); e o 11º Teraderm da SBD, nos dias 5 e 6 de julho, também na capital paulista. Ambos estão com vagas esgotadas e somam 2.350 congressistas. 

O calendário de eventos também contempla o 3º Simpósio Nacional de Imunobiológicos e XI Simpósio Nacional de Psoríase, no dia 4 de julho, em São Paulo (SP), com 413 inscritos; e o IV Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas da SBD & 27ª Jornada Sul Brasileira & 44ª Jornada Gaúcha de Dermatologia, de 31 de outubro a 2 de novembro, em Gramado (RS). 

A SBD realizará ainda o 1º Simpósio Nacional de Linfomas Cutâneos da SBD, em 16 e 17 de agosto, em São Paulo (SP); o 74º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, de 11 a 14 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ); e a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, em 7 de dezembro, em todo o Brasil.

Cosmiatria – Entre as principais ações capitaneadas pela nova diretoria-executiva da SBD, durante os primeiros 150 dias de gestão, está a realização do 12º Simpósio de Cosmiatria e Laser e do 2º Simpósio de Envelhecimento, entre os dias 28 e 30 de março, no Rio de Janeiro (RJ). Com mais de 700 participantes, o evento reuniu 81 dos mais renomados palestrantes da área para debater conhecimentos recentes acerca de técnicas e manejo do processo de envelhecimento em diferentes faixas etárias.

A programação científica do evento contou com cerca de 27 atividades, entre palestras e minicursos, além da demonstração prática e interativa de diferentes procedimentos. Entre os assuntos abordados: “Preenchimento do terço superior da face”; “Cuidados da pele do idoso”; “Curso de anatomia. Demonstração de planos anatômicos, técnicas de aplicação e áreas de risco”; “Lasers e tecnologias na face: como associar com segurança e eficácia?”; “Tratamento corporal”; e outros.

Seminário – Além dessa iniciativa, a SBD também realizou, em parceria com o jornal O Globo, o “Seminário “Cosmiatria e Laser: beleza à luz da medicina”. Ocorrido em 7 de maio, no Rio de Janeiro, o evento discutiu temas sobre a beleza da pele e em especial os riscos de procedimentos estéticos realizados por não especialistas. O encontro contou com a presença de representantes da SBD e personalidades do mundo das artes, como o cantor Paulo Ricardo e a modelo Luiza Brunet. 

Entre 30 de maio e 1º de junho, a SBD promoveu ainda o 41º Simpósio sobre Dermatologia Tropical, em Porto Alegre (RS). Com foco na prática clínica da dermatologia, o encontro destacou o debate sobre doenças infecciosas com significativa prevalência em algumas regiões do País. 

O evento corroborou o comprometimento da atual gestão com assuntos relacionados à qualidade da assistência na saúde pública e apresentou temas como: “Dengue, Zica, Chikungunya: O que o dermatologista deve saber”; “Hanseníase”; “AIDS”; “Micobacterioses, pênfigo e dermatoses por animais peçonhentos”, “Biológicos, infecções e vacinas”; e outros.

Educação à distância – Outra importante frente de atuação da SBD em prol da qualificação dos associados tem sido a promoção de cursos de educação à distância (EAD), em que os especialistas têm a oportunidade de obter conhecimento com alto rigor científico de forma rápida e prática. Desde o início de 2019, a atual gestão da SBD tem dado continuidade ao curso “Bases da Cirurgia Dermatológica: elementos essenciais e reciclagem”, lançado em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) no segundo semestre do ano passado. 

Com aulas online e 20 horas de duração, a iniciativa demonstra de forma prática as técnicas elementares da cirurgia dermatológica, capacita para a realização de um pré-operatório adequado, além de oferecer treinamento nas técnicas mais importantes da cirurgia dermatológica.

Próximas ações – Além disso, para os próximos meses, a atual gestão da SBD já tem programado o lançamento de mais um curso EAD voltado ao estudo da Micologia. O conteúdo está em fase final de elaboração pela diretoria científica e será disponibilizado com desconto exclusivo para os associados da entidade.

“Está dentro dos nossos planos ampliar as ações de educação à distância. Essa é uma tendência mundial que vem se consolidando ao longo dos anos. Há vantagens significativas em relação ao aproveitamento de tempo e custos, já que o dermatologista não precisa se locomover e tem acesso a um volume considerável de conhecimento à distância de um clique”, enfatizou o vice-presidente da SBD, Mauro Enokihara.

Saiba mais

Cosmiatria, laser e envelhecimento são temas de evento realizado pela SBD Nacional no Rio

SBD realiza a 41ª edição do Simpósio de Dermatologia Tropical em Porto Alegre

Seminário Cosmiatria e Laser: beleza à luz da medicina mostra a importância da realização dos procedimentos dermatológicos estéticos por médico habilitado e com responsabilidade

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados