Tour de Prevenção ao Câncer da Pele percorre o país



Tour de Prevenção ao Câncer da Pele percorre o país

9 de setembro de 2011

O Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia conta com apoio da La Roche-Posay na promoção do Tour que leva atendimento gratuito à população de dez cidades brasileiras

 

A SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA (SBD), com o apoio exclusivo da LA ROCHE-POSAY, dá início à 12ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele (CNPCP) com o seu Tour de Prevenção. A partir do dia 03 de setembro, um caminhão percorrerá 10 mil km do Sul ao Norte do país oferecendo à população esclarecimentos e atendimento gratuito sobre cuidados e prevenção ao câncer da pele — o mais incidente entre os brasileiros, com expectativa de 110 mil novos casos em 2011, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer). A partida acontecerá em Florianópolis, cidade que sediará o 66º Congresso Brasileiro de Dermatologia, onde o veículo será apresentado aos cerca de cinco mil médicos inscritos no encontro. De lá, a primeira parada será na cidade de São Paulo, com início aos atendimentos.

 

Para o coordenador da Campanha, Dr. Marcus Maia, mais que oferecer atendimentos à população, o objetivo do caminhão é chamar a atenção das pessoas para o câncer da pele. “Este tipo de câncer oferece a possibilidade de prevenção primária, ou seja, é possível impedir que ele aconteça. Este é o foco fundamental. As pessoas devem serem orientadas a não tomar sol de forma exagerada para evitar o câncer da pele. A prevenção secundária também é importante e é nosso objetivo com os atendimentos, diagnosticar precocemente a doença. Uma vez diagnosticado, este paciente deve ser acompanhado, para a vigilância do câncer tratado e de outros que por ventura possam surgir”.

 

O caminhão volante percorrerá um trajeto que inclui outras capitais como Palmas, São Luis, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Salvador e Rio de Janeiro. Destas, as quatro primeiras estão recebendo a visita inédita do Tour. “Este ano teremos muitas visitas no Nordeste. É importante salientar que as pessoas desta região estão naturalmente mais expostas ao sol, tanto em seus momentos de lazer, quanto em muitas atividades profissionais que as deixam expostas”, explica Dr. Marcus.

 

Serão diversas equipes médicas compostas por médicos da SBD realizando diagnósticos, sempre nos finais de semana, das 9 às 14 horas, até o dia 27 de novembro — confira agenda completa abaixo. Os especialistas realizarão o exame de sinais, pintas e manchas e, apresentando qualquer suspeita da doença, os pacientes serão encaminhados para tratamento totalmente gratuito nos servi&ccedi…





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados