Técnicos do Inca instalam em Roraima sistema para informar casos de câncer



Técnicos do Inca instalam em Roraima sistema para informar casos de câncer

28 de outubro de 2011

Técnicos do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estiveram em Roraima até esta terça-feira para estabelecer uma parceria com o Estado, no que diz respeito à informação de casos novos de câncer no Estado. Roraima será o primeiro Estado a adotar o sistema informatizado, criado pelo instituto, chamado Sistema de Base Populacional (Sisbasepop).

Todas as instituições ligadas ao câncer, sejam elas privadas ou públicas, participaram de uma reunião, no auditório da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde (CGVS). “As informações de casos da doença são baseadas somente pelos índices da capital. Isso acontece nos demais estados”, explicou Viviane Filgueiras, gerente do Núcleo de Doenças e Agravos não Transmissíveis (Dantes).

De acordo com Marceli de Oliveira, técnica da Divisão da Informação da Coordenadoria de Prevenção do Inca, todas as unidades federativas serão visitadas, na medida do possível. Segundo ela, o objetivo, é montar um esquema padronizado com um sistema único, para que as unidades estaduais possam ter o mesmo software, a fim de registrar o número correto de câncer.

Conforme a técnica, com o sistema sendo atualizado via internet, o Ministério da Saúde poderá conhecer melhor a realidade de cada Estado. Sobretudo, gerenciar os recursos da melhor forma, para que seja usado para a necessidade estadual. “Um Estado pode ter maior índice de câncer de pele e outro Estado pode ter outro tipo de caso confirmado”, exemplificou Marceli.

DADOS

Segundo os hospitais públicos, unidades de referência do Estado e laboratórios públicos e privados, o câncer de pele é a doença que mais atingiu a população roraimense nos anos de 2008 a 2010. Em 2008, registraram-se 207 casos confirmados. Já em 2009, subiu o número para 230, e em 2010, o índice caiu para 209 casos de câncer de pele.

De acordo com o Inca, o câncer de pele tipo melanoma cutâneo tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e tem predominância em adultos brancos. Embora só represente 4% dos tipos de câncer de pele, o melanoma é o mais grave, devido a sua alta possibilidade de metástase.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados