Segunda etapa da pesquisa sobre vitamina D



Segunda etapa da pesquisa sobre vitamina D

6 de julho de 2018
rn5.jpeg

Durante o Décimo Teraderm, em julho, no Rio de Janeiro, foi realizada a segunda fase do experimento sobre vitamina D e fotoproteção, promovido pela SBD, e coordenado pelos dermatologistas Flávio Luz (secretário-geral), Hélio Miot (1º secretário), Clivia Oliveira Carneiro e Luiza Alonso, além da patologista clínica Analúcia Xavier, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Na primeira parte do estudo, concluída no ano passado, constatou-se que a exposição solar suberitematosa com fotoprotetor tópico, aplicado de maneira usual, permite a síntese de vitamina D comparável à obtida sem fotoproteção em adultos saudáveis. Na segunda fase do projeto, mediante uma metodologia mais minuciosa e usando a cromatografia líquida, técnica de dosagem padrão-ouro, foram avaliados 56 voluntários divididos em três grupos. Os participantes foram submetidos a pareamento prévio de acordo com sexo, IMC, faixa etária e fototipo, além de seguirem uma dieta controlada com diário alimentar.

A partir desse estudo mais sistemático, fundamentado em uma proposta inovadora e inédita, serão incorporados novos conhecimentos sobre o assunto que é de extremo interesse aos dermatologistas.

Os resultados serão divulgados em breve nos canais de comunicação da SBD.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados