SBD-SC realça a importância de hábitos e atitudes diárias de proteção solar para a prevenção do envelhecimento da pele em Bem Estar Global



SBD-SC realça a importância de hábitos e atitudes diárias de proteção solar para a prevenção do envelhecimento da pele em Bem Estar Global

28 de julho de 2017
sbd-sc-bem-estar.jpg

tendasc2

Envelhecimento da pele foi o tema abordado por dermatologistas da SBD na edição de julho do Bem Estar Global. O evento ocorreu nesta sexta-feira (28), das 8h às 14h, no Centro de Convenções e Exposições Expoville, em Joinville, e contou com a participação de dermatologistas associados da Regional Santa Catarina. Preparados para orientar os cidadãos, os especialistas explicaram os sinais de alerta das doenças cutâneas, especialmente na pele do idoso, e recomendaram cuidados específicos evitar os casos de câncer da pele. Até o fim da ação foram detectados seis casos suspeitos da doença entre os mais de 300 atendimentos.

Desenvolver o hábito diário de usar o filtro solar em todas as áreas expostas do corpo, além de prevenir o câncer da pele, ajuda a reduzir os sinais de envelhecimento. No entanto, para uma proteção eficaz contra a radiação UVA e UVB, o produto deve ter fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo.

Depois de passar boa parte da vida tomando sol sem proteção adequada, a aposentada Leontina Wolf decidiu mudar seus hábitos. “Vim ver as manchas e só passava protetor quando ia caminhar. Agora, após ouvir as explicações de um especialista sobre as consequências da radiação solar, vou passar todos os dias”, disse.

Já o caso de Nair Pereira Horst é mais delicado. Há cinco anos, passou por cirurgia para a retirada de um carcinoma basocelular (CBC), o tipo mais comum de câncer da pele, porém não fez acompanhamento permanente com dermatologista. Durante a ação, foi avaliada para saber se estava tudo bem e descobriu que há suspeita de retorno da doença.

 

WhatsApp Image 2017-07-28 at 09.22.20
 

Especialista analisa pele de paciente. Também foi utilizado o exame de dermatoscopia digital para o diagnóstico mais preciso

Para o presidente da Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Joinville (Conurb), Ivo Vanderlinde, essa conscientização sempre existiu. “Já uso protetor solar, mas quis vir conversar com um dermatologista para cuidar ainda melhor da minha pele”, salienta.

 

bemestarglobalsc

Ivo segue a orientação dos dermatologistas e usa protetor mesmo em dias nublados[/caption]  

Participaram os dermatologistas Valéria Lisboa, Eoda Steglich, Fernanda Bebber Douat, Mariane Aquim, Vanessa Cristina Soares e Rodrigo Moritz (foto), além de Juliana Viesi e Patrícia Silva Farah. A próxima edição do Bem Estar Global será Fortaleza, no dia 18 de agosto, e a SBD estará presente com seus especialistas para a prestação de serviços de saúde à população.

 

“A SBD Nacional, por meio da SBD-SC, inaugurou nesse evento a temática do envelhecimento, abrindo espaço na mídia para o I Simpósio Nacional sobre o Envelhecimento: além das rugas, que vai ocorrer conjuntamente com a 26a Jornada Sul-Brasileira de Dermatologia, no CentroSul, em Florianópolis, de 22 a 24 de março de 2018. Convido todos os dermatologistas a participar desse evento inédito e com temática em sintonia com os novos tempos”, destacou o presidente da Regional Santa Catarina, Maurício Conti.

Saiba mais sobre prevenção e tratamento do câncer da pele aqui no site da SBD.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados