SBD lança Campanha Nacional de Psoríase e primeiro aplicativo da doença no país durante Simpósio em São Paulo



SBD lança Campanha Nacional de Psoríase e primeiro aplicativo da doença no país durante Simpósio em São Paulo

20 de outubro de 2014

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No último sábado (17), em São Paulo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) deu início às ações para o Dia Mundial da Psoríase, celebrado no dia 29 de outubro, com a realização do VI Simpósio Nacional de Psoríase. O encontro reuniu grandes especialistas no tratamento da doença e lançou numa coletiva de imprensa a Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase no Brasil, que desde 2012 visa levar à população mais informações para combater o preconceito que ainda existe em torno do assunto. Com o mote “Psoríase: Fere Mais que a Pele – Com tratamento é possível ter qualidade de vida”, a campanha deste ano terá como padrinhos duas personalidades do país ligadas ao esporte: Thaisa Daher, bicampeã olímpica da seleção feminina de vôlei, e o presidente do Instituto Barrichello Kanaan, Rubens Barrichello, pai do piloto Rubinho. Ambos estiveram no lançamento e falaram da importância da conscientização e do esporte na inclusão social de pacientes com psoríase.

 “A participação de duas personalidades ligadas ao esporte é fundamental para mostrar que as atividades esportivas podem ser fundamentais no processo de inclusão social do portador de psoríase, que sofre com o preconceito e discriminação de uma parcela da sociedade”, comentou a presidente da SBD, Denise Steiner.

Também estiveram presentes pacientes portadores de psoríase dando depoimentos sobre como é conviver com a doença e ressaltando a necessidade do amplo trabalho de elucidação das pessoas.

“É a luta contra esse estigma que a SBD destaca em sua campanha. Nosso objetivo é desmistificar o preconceito”, frisou o coordenador da Campanha de Psoríase da SBD, Marcelo Arnone.

Durante o evento, foi apresentado o primeiro web app de psoríase do Brasil, um aplicativo sobre a doença que estará disponível no site da campanha e mostrará como entendê-la melhor, convidando o usuário a se enxergar como portador da doença e compartilhar sua imagem em redes sociais com a hashtag #PsoriaseTemTratamento, quanto enviar por e-mail ou baixar.

“Campanhas de saúde têm tido cada vez mais força no meio digital e o web app vem para preencher uma lacuna muito importante nas doenças de pele. Estamos muito animados com essa iniciativa que mudará a visão das pessoas com relação à doença e com certeza ajudará muitos pacientes a terem mais qualidade de vida”, realça Arnone.

A ação também inclui o envio de cartazes e materiais informativos para cerca de 25 universidades e Sescs em todo o Brasil a fim de disseminar a campanha entre os jovens.

ESTREIA DO WEB APP

Um dos principais destaques da seleção brasileira feminina de vôlei, Thaisa Daher, compartilhou em sua página oficial no Facebook a foto clicada exclusivamente para o aplicativo (clique na imagem abaixo). “Conheço muitas pessoas que possuem psoríase, inclusive nosso preparador físico, por isso sei das dificuldades enfrentadas pelos pacientes. Ser embaixadora da campanha é um privilégio e estou disposta a engajar muitas pessoas em prol da conscientização”, comentou a atleta durante a coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira, em São Paulo, para lançamento tanto da campanha quanto do aplicativo.

Além da participação física dos atletas, no Dia Mundial da Psoríase, outros nomes do esporte, como Rubens Barrichello, Bia Figueiredo, Giovane Gavio e Kyra Gracie, além de outras jogadoras da seleção feminina de vôlei, vão usar o aplicativo e compartilhar em suas redes sociais as fotos geradas.

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