SBD e SBD-RESP apoiam evento da Santa Casa de São Paulo pelo Dia Mundial de Conscientização do Albinismo



SBD e SBD-RESP apoiam evento da Santa Casa de São Paulo pelo Dia Mundial de Conscientização do Albinismo

11 de junho de 2016
Pacientes ao lado de médicos especialistas em evento da Santa Casa
Pacientes ao lado de médicos especialistas em evento da Santa Casa

Adesivo SacolaPara marcar o Dia Mundial de Conscientização do Albinismo, celebrado no dia 13 de junho, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em parceria com a SBD-RESP apoiou neste sábado (11/6), o evento da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Na ocasião, as entidades esclareceram a população sobre a doença e os próprios albinos a tomarem os cuidados exigidos pela sua condição de saúde.

A iniciativa reuniu familiares e aproximadamente 100 pacientes do Programa Pró-Albino, pioneiro no Serviço de Dermatologia da Santa Casa de São Paulo, apoiado pela SBD, que visa atendimento especializado e multidisciplinar dos albinos, com ênfase aos cuidados com a pele, os olhos e a inclusão social desses pacientes, para uma manhã de conhecimentos e troca de informações.

Um auditório lotado assistiu a palestras de médicos dermatologistas e oftalmologistas sobre cuidados específicos para pacientes e de um próprio albino e ativista do movimento, o professor universitário Roberto Bíscaro, que discorreu sobre a igualdade social e a luta que os portadores da doença enfrentam em seu dia a dia.

O presidente da SBD, Gabriel Gontijo, ressaltou que além de conscientizar a sociedade, o evento mostra a importância do atendimento de excelência e assistência necessária aos portadores de albinismo.

“A SBD tem realizado diversas ações para aumentar a assistência e o acesso à informação a esses pacientes, criando vários pontos de atendimento no Brasil e conscientizando a população quanto à redução das barreiras sociais”, disse o presidente Gabriel Gontijo, completando que “o Projeto Pró-Albino da Santa Casa, coordenado pelos dermatologistas Marcus Maia, Carolina Marçon e pelo oftalmologista Ronaldo Sano, é um exemplo de cuidado que deve ser multiplicado em todos os Serviços Credenciados de Dermatologia no nosso país”.

A iniciativa contou ainda com a gravação de um documentário, apresentado por Bíscaro, e que está sendo divulgado nas redes sociais da SBD, e será enviado para entidades públicas e privadas ligadas à causa. Também houve distribuição de camisas da ação e kits de colorir para crianças.

Todo material da comemoração é ilustrado por fotos da obra Albinos, do fotógrafo Gustavo Lacerda, vencedor de prêmios como Conrado Wessel, e parte do acervo do MASP. O multi-instrumentista Hermeto Paschoal, que completa 80 anos de idade no dia 22 de junho, foi o embaixador do projeto apoiado pela Isdin.

Assista a bela mensagem gravada pelo músico para o encontro.

Programação

9h15 – 9h30 Abertura Dr. Gabriel Gontijo (presidente da SBD) e Dr. Reinaldo Tovo (presidente da SBD-RESP)

9h30 – 9h45 “Albinos: Da Diferença Genética à Inclusão Social” Dr. Marcus Maia (dermatologista idealizador do Programa Pró-Albino da Santa Casa)

9h45 – 10h “O Albinismo e a Pele” Dra. Carolina Marçon (coordenadora do Programa Pró-Albino da Santa Casa)

10h – 10h15 “Alterações Oculares no Albinismo” Dr. Ronaldo Sano (oftalmologista idealizador do Programa Pró-Albino da Santa Casa)

10h15 – 10h30 “Albinismo: Um Olhar Além da Pele” Dra. Giceli Rinaldo (Departamento de Oftalmologia da Santa Casa)

11h – 11h30 “Desafios e Superação: experiências de uma pessoa com albinismo” Roberto Bíscaro (professor, albino e ativista do movimento)

11h30 – 11h40 Depoimento por vídeo Hermeto Pascoal

12h Encerramento

Veja algumas fotos do encontro:





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados