Para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Albinismo, celebrado no dia 13 de junho, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em parceria com a SBD-RESP apoiou neste sábado (11/6), o evento da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Na ocasião, as entidades esclareceram a população sobre a doença e os próprios albinos a tomarem os cuidados exigidos pela sua condição de saúde.
A iniciativa reuniu familiares e aproximadamente 100 pacientes do Programa Pró-Albino, pioneiro no Serviço de Dermatologia da Santa Casa de São Paulo, apoiado pela SBD, que visa atendimento especializado e multidisciplinar dos albinos, com ênfase aos cuidados com a pele, os olhos e a inclusão social desses pacientes, para uma manhã de conhecimentos e troca de informações.
Um auditório lotado assistiu a palestras de médicos dermatologistas e oftalmologistas sobre cuidados específicos para pacientes e de um próprio albino e ativista do movimento, o professor universitário Roberto Bíscaro, que discorreu sobre a igualdade social e a luta que os portadores da doença enfrentam em seu dia a dia.
O presidente da SBD, Gabriel Gontijo, ressaltou que além de conscientizar a sociedade, o evento mostra a importância do atendimento de excelência e assistência necessária aos portadores de albinismo.
“A SBD tem realizado diversas ações para aumentar a assistência e o acesso à informação a esses pacientes, criando vários pontos de atendimento no Brasil e conscientizando a população quanto à redução das barreiras sociais”, disse o presidente Gabriel Gontijo, completando que “o Projeto Pró-Albino da Santa Casa, coordenado pelos dermatologistas Marcus Maia, Carolina Marçon e pelo oftalmologista Ronaldo Sano, é um exemplo de cuidado que deve ser multiplicado em todos os Serviços Credenciados de Dermatologia no nosso país”.
A iniciativa contou ainda com a gravação de um documentário, apresentado por Bíscaro, e que está sendo divulgado nas redes sociais da SBD, e será enviado para entidades públicas e privadas ligadas à causa. Também houve distribuição de camisas da ação e kits de colorir para crianças.
Todo material da comemoração é ilustrado por fotos da obra Albinos, do fotógrafo Gustavo Lacerda, vencedor de prêmios como Conrado Wessel, e parte do acervo do MASP. O multi-instrumentista Hermeto Paschoal, que completa 80 anos de idade no dia 22 de junho, foi o embaixador do projeto apoiado pela Isdin.
Assista a bela mensagem gravada pelo músico para o encontro.
Programação
9h15 – 9h30 Abertura Dr. Gabriel Gontijo (presidente da SBD) e Dr. Reinaldo Tovo (presidente da SBD-RESP)
9h30 – 9h45 “Albinos: Da Diferença Genética à Inclusão Social” Dr. Marcus Maia (dermatologista idealizador do Programa Pró-Albino da Santa Casa)
9h45 – 10h “O Albinismo e a Pele” Dra. Carolina Marçon (coordenadora do Programa Pró-Albino da Santa Casa)
10h – 10h15 “Alterações Oculares no Albinismo” Dr. Ronaldo Sano (oftalmologista idealizador do Programa Pró-Albino da Santa Casa)
10h15 – 10h30 “Albinismo: Um Olhar Além da Pele” Dra. Giceli Rinaldo (Departamento de Oftalmologia da Santa Casa)
11h – 11h30 “Desafios e Superação: experiências de uma pessoa com albinismo” Roberto Bíscaro (professor, albino e ativista do movimento)
11h30 – 11h40 Depoimento por vídeo Hermeto Pascoal
12h Encerramento
Veja algumas fotos do encontro: