SBD e Psoríase Brasil unidas pela criação da Frente Parlamentar Mista Pela Causa da Psoríase e Artrite Psoriática



SBD e Psoríase Brasil unidas pela criação da Frente Parlamentar Mista Pela Causa da Psoríase e Artrite Psoriática

28 de setembro de 2017
psoriase-13.jpeg

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e a Psoríase Brasil (União de Associações de Pacientes Portadores de Psoríase do Brasil) seguem unidas nas ações de conscientização da doença e na inclusão de melhores condições de tratamento na agenda pública de saúde. No dia 19 de outubro, na Câmara dos Deputados, em Brasília, as entidades vão pleitear a implementação da Frente Parlamentar Mista Pela Causa da Psoríase e Artrite Psoriásica. A ação faz parte da Campanha do Dia Mundial da Psoríase (29/10), instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e visa buscar apoio de parlamentares e sociedade civil sobre os desafios enfrentados pelos pacientes no dia a dia.

O coordenador das Ações de Psoríase da SBD, Caio César Silva de Castro, representa a entidade no encontro, ao lado do dermatologista da SBD, Paulo Oldani, que apresentará o panorama atual da doença no país e a luta da SBD pela elaboração de políticas públicas para a doença em todos os níveis de atendimento e gravidade.

Também estarão em pauta assuntos como incorporação de medicamentos diferenciados aos tratamentos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, a psoríase atinge 125 milhões de pessoas no mundo, sendo cerca de 5 milhões de brasileiros. A doença é crônica, inflamatória, sistêmica, mas pode ser controlada com tratamento adequado e não é contagiosa.

Consulta pública – Artrite Psoriática

A Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no SUS) abriu à população consultas públicas para a incorporação dos medicamentos Secuquinumabe, Certolizumabe e Ustequinumabe para o tratamento da artrite psoriásica no SUS.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) alerta para o fato de que é muito importante suas contribuições individuais para preencher essas “lacunas terapêuticas”, a fim de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados