SBD divulga vídeo com os bastidores do encontro “Albinismo – além do que se vê” da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo



SBD divulga vídeo com os bastidores do encontro “Albinismo – além do que se vê” da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

29 de junho de 2016

Produção conta com depoimentos de albinos e médicos dermatologistas

albinismoframevideo1 Adesivo Sacola

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Albinismo (13/6), a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) divulgou nesta semana um vídeo com os bastidores do “Albinismo – além do que se vê”, encontro promovido pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo com o apoio da SBD e da SBD-RESP, no dia 11 de junho. Na ocasião, as entidades esclareceram a população sobre a doença e os próprios albinos a tomar os cuidados necessários por sua condição de saúde.

A produção da FSB Comunicação conta com depoimentos de albinos, de médicos dermatologistas, e mostra como foi o encontro que reuniu cerca de 100 pacientes do Programa Pró-Albino da Santa Casa para um dia de palestras sobre cuidados com a pele, olhos e inclusão social.

O vídeo de cinco minutos é apresentado pelo professor universitário Roberto Bíscaro, que também participou falando do reconhecimento e da luta que os portadores da doença enfrentam em seu dia a dia.

O idealizador do projeto Pró-Albino, Marcus Maia, e o presidente da SBD, Gabriel Gontijo, deixaram suas impressões sobre o encontro que levou informação ao público para desmistificar e derrubar preconceitos.

Apenas uma em cada 17 mil pessoas no mundo apresenta alguma forma de albinismo, o que torna essa característica algo raro. O albinismo é a incapacidade de um indivíduo em produzir melanina, um filtro solar natural que dá cor à pele, pelos, cabelos e olhos. O albino não consegue se defender da exposição ao sol e a consequência imediata é a queimadura solar, principalmente na infância, quando o controle é mais difícil. Sem a prevenção, os pacientes envelhecem precocemente e desenvolvem cânceres da pele agressivos e precoces.

Assista ao vídeo do encontro.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados