SBD desenvolve ações de comunicação para ampliar visibilidade da Surgical & Cosmetic Dermatology



SBD desenvolve ações de comunicação para ampliar visibilidade da Surgical & Cosmetic Dermatology

7 de agosto de 2019
noticiasite01scd.jpg

Um plano de comunicação para dar maior visibilidade internacional à revista Surgical & Cosmetic Dermatology (S&CD) – publicação científica da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o que, consequentemente, deve ampliar seu número de citações e fator de impacto – está sendo implementado pela atual gestão da instituição. Em constante crescimento, a S&CD tem obtido excelentes resultados. Em 2018, o fator de impacto no Scimago Journal & Country Rank apontou uma evolução de 0,143 contra 0,141 do ano anterior.

Entre as ações previstas, estão o estímulo a maior participação de autores internacionais na publicação por meio do envio de cartas às sociedades internacionais de dermatologia; o fortalecimento da identidade da S&CD junto ao público internacional; a inserção de conteúdos e ações específicas nas redes sociais corporativas da SBD (Facebook, Twitter e Linkedn); o aumento da presença da revista em redes acadêmicas como Academia.edu, Mendeley e ResearchGat; o desenvolvimento de conteúdos para parceiros, mídia especializada e grande imprensa; além de entrevistas com autores.

Para o presidente da SBD, Sérgio Palma, é extremamente importante que os serviços credenciados em dermatologia estimulem os jovens residentes à produção científica para que estes submetam artigos científicos na Surgical. “Essa dinâmica servirá de estímulo para que busquem não só a qualificação, mas também o interesse pela pesquisa científica, tão importante para o desenvolvimento de qualquer profissional”, salienta.

Indexação – Segundo a atual editora científica da S&CD, Bogdana Victoria Kadunc, a equipe de editores está constantemente em busca de melhorias para a publicação a fim de ampliar a visibilidade da revista. “Hoje não é fácil indexar numa base grande como o Pubmed, por exemplo. Há uma grande concorrência e inúmeras publicações são criadas o que torna o processo mais exigente no que se refere aos tipos de artigos, à qualidade científica, à distribuição geográfica de origem desses artigos e ao aumento da participação de autores estrangeiros nas edições”, observa.

Criada em 2009 com a missão de divulgar a cirurgia dermatológica, a oncologia cutânea, a cosmiatria brasileira e tecnologias, a revista Surgical atualmente está indexada nas bases de dados Scopus, Directory of Open Access Journais (DOAJ), LILACS, Sumários.org, Latindex, Periódica e Redalyc. A revista – cuja edição impressa é em português e a versão online em português e inglês – possui edições trimestrais, com sistema de submissão online e revisão feita por pares.

“Nesses dez anos de existência, a S&CD despertou a atenção de muitos jovens dermatologistas para a investigação científica e para as publicações. Essa nova geração é que tem alimentado a revista com seus artigos de qualidade. Ou seja, a Surgical tem cumprido dois papéis: a divulgação da cirurgia dermatológica e da cosmiatria brasileira e o despertar dos jovens para produção de artigos científicos”, frisa Bogdana Kadunc.

Após dez anos como editora-chefe, Bogdana Kadunc passará o cargo de editora-chefe para Hamilton Stolf, que assumirá a função a partir de janeiro de 2020. Para ela, delegar as tarefas da Surgical permitirá o surgimento de novos ângulos, caminhos e horizontes. “O novo editor é um colega cirurgião muito querido que atua na Unicamp e que com certeza acrescentará muito à revista, fazendo-a crescer ainda mais”, salienta.

Sergio Palma destacou a brilhante atuação de Bogdana Victoria na S&CD e deseja ao novo editor uma excelente condução na gestão da revista. “Foram anos de dedicação da Bogdana para o pleno desenvolvimento da Surgical, fazendo com que a publicação se tornasse referência em nossa especialidade. Tenho a certeza de que o Hamilton desenvolverá com maestria esse mesmo trabalho”, finaliza.

Novo editor – Hamilton Stolf é mestre e doutor pela Escola Paulista de Medicina da Unifesp, ex-coordenador da Cirurgia Dermatológica no Departamento de Dermatologia da FMB-Unesp e atualmente professor colaborador na Disciplina de Dermatologia da FCM- Unicamp. Já foi presidente da SBD-Resp (gestão 2012) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) na gestão 2008-2009.

Para ele, o lançamento da S&CD marcou definitivamente o início da histórica união entre a SBD e SBCD, oferecendo aos associados informações disponíveis na literatura médica mundial, bem como a experiência e opinião dos especialistas brasileiros e estrangeiros, além dos artigos do Programa de Educação Médica Continuada (EMC).

Ao assumir a nova função, pretende dar continuidade ao trabalho realizado por Bogdana Victória nos últimos dez anos. Segundo destacou, a meta é aperfeiçoar a cirurgia dermatológica (em seu planejamento, execução e complicações), procurando apoiar a melhor decisão do cirurgião dermatológico junto ao paciente, fomentando a discussão prática diante dos inúmeros artigos disponíveis na literatura.

 “Devemos aperfeiçoar, firmar e diferenciar as raízes de pesquisa e ensino da Surgical desde a cirurgia básica e avançada, cosmiatria e laser, harmonizando os conteúdos dos temas abordados. O câncer cutâneo é um tema que tem que estar presente de maneira marcante devido à sua relevância”, destaca.

Acessos – Entre janeiro e junho deste ano, o número de acessos aos artigos da S&CD chegou a quase 6 mil. As quatro últimas edições, além do suplemento anual da Surgical, possuem 78 artigos publicados, 70 em revisão, 17 aprovados e outros 63 recusados, totalizando 218 submissões. Dos que foram publicados, 50% são artigos originais, 15% de revisão e 35% englobam relatos de casos, novas técnicas ou outros. Nove são internacionais, oriundos de Portugal (3), Estados Unidos (2), Suíça (1), Malásia (1), Indonésia (1) e Irã (1).

Entre os temas mais abordados estão tricologia, microagulhamento, dermatoscopia, preenchimento-complicações, tecnologias, reconstrução, CMMohs, tumores raros, estatísticos e outros. As instituições que mais contribuíram nas publicações 2018-2019 da S&CD foram  Universidade do Estado do Pará (UEPA); Santas Casas de Misericórdia do Rio de Janeiro e de São Paulo; Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC); Clínica Célia Kalil-Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS); Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM); Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) e a Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).

Meta – O amplo incentivo aos jovens dermatologistas para que se dediquem às pesquisas científicas é um trabalho amplo que vem sendo desenvolvido pelo Conselho Editorial da Surgical. O objetivo é fazer a publicação crescer ainda mais em número de submissões e acessos.

Para cumprir esse desafio, Bogdana sugere aos chefes dos serviços credenciados que coloquem como prioridade aos seus residentes o envio de Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) para a Surgical. Ela pede também aos presidentes de Congressos para que vinculem os trabalhos apresentados à publicação na revista.

“Os autores em geral devem citar a Surgical quando publicam em outras revistas a fim de aumentar o nosso fator de impacto e incentivar amigos-autores estrangeiros a mandarem artigos para conseguirmos cumprir a exigência da Scielo de 20% de autores internacionais. Além disso, é preciso estimular os residentes e colegas que vão estagiar em outros países a publicarem trabalhos científicos em conjunto”, solicita.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados