SBD comunica o falecimento do professor Bodo Wanke



SBD comunica o falecimento do professor Bodo Wanke

22 de julho de 2021
logo-sbd-luto-atual.png

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) comunica o falecimento do médico micologista Bodo Wanke. O fato ocorreu na quinta-feira (22). Aos 80 anos, ele faleceu devido a complicações provocadas pela covid-19, deixando a esposa Márcia Lazera, também renomada pesquisadora do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), e dois filhos, Bruna e Peter.

O especialista era pesquisador Titular do INI e pesquisador Emérito da Fiocruz. Ao longo de sua trajetória, foi coordenador do Laboratório de Referência Nacional para Micoses Sistêmicas (CGLAB/SVS/MS) e diretor do INI, no período de 1994 a 1997.

Bodo Wanke se graduou em medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde se especializou e obteve o título de médico e doutor em Doenças Infecciosas e Parasitárias. Como bolsista da Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD/Alemanha), especializou-se em micologia médica, na Universität Freiburg (UNI FREIBURG/Alemanha), e em medicina tropical e parasitologia médica, no Bernhard-Nocht-Institut für Tropenmedizin, na Universität Hamburg (UH, Alemanha).

Ele se integrou ao Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), em 1980. Seis anos depois, transferiu-se para o Hospital Evandro Chagas (HEC), hoje Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), onde criou o Laboratório de Micologia Médica e desenvolveu uma brilhante carreira de pesquisador e professor.

Sob a sua liderança o Laboratório de Micologia do INI/Fiocruz tornou-se referência nacional, desempenhando papel estratégico no Sistema Único de Saúde (SUS) no diagnóstico de micoses profundas, desenvolvimento de técnicas inovadoras de diagnóstico e capacitação de profissionais de todo o País.

Fundador da Sociedade Brasileira de Micologia, membro honorário da Academia Nacional de Medicina (ANM) e da Sociedade Internacional de Micologia Humana e Animal (International Society for Human and Animal Micology – ISHAM), o professor Bodo Wanke teve como foco principal de suas pesquisas as micoses sistêmicas (Paracoccidioidomicose, Histoplasmose, Coccidioidomicose e Criptococose) e oportunísticas (Candidíase, Aspergiloses, Mucormicose, Hialohifomicose e Feohifomicose) e seus respectivos agentes.

Carinhosamente chamado de “Bodo” pelos seus amigos, colegas de trabalho, colaboradores e alunos, ele será sempre lembrado por sua excelência como pesquisador e professor, bem como pela sua humildade, generosidade, integridade e afeto pelas pessoas. A SBD manifesta solidariedade aos familiares, colegas e amigos do professor Bodo Wanke. (Com informações da assessoria do INI)
 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados