Reuniões administrativas discutem o futuro da dermatologia no país



Reuniões administrativas discutem o futuro da dermatologia no país

1 de julho de 2019
reunioes-286318.jpg

Nesta sexta-feira (28/6), em São Paulo, a Diretoria Executiva da SBD realizou reuniões com os chefes de Serviço Credenciados e com suas Comissões de Ética e Defesa Profissional, de Título de Especialista, de Ensino, Científica, além dos membros do Conselho Fiscal para o debate de estratégias futuras que visam ao fortalecimento da medicina e dermatologia brasileiras. Saiba como foram os encontros:

Chefes de Serviço
Os chefes de serviços credenciados pela SBD participaram de reunião nesta sexta-feira (28), em São Paulo, com a Diretoria-Executiva da entidade. Na oportunidade, tratou-se da nova matriz de competência da especialidade, recentemente publicada pelo Ministério da Educação. Também se falou sobre o acordo de cooperação firmado entre a Sociedade e o MEC para fiscalização dos programas. Os participantes compartilharam suas percepções sobre as medidas e avaliaram os avanços possíveis. Foi mais uma iniciativa para valorizar a qualidade do ensino em dermatologia tomada pelo atual grupo gestor.

Comissão de Ética e Defesa Profissional da SBD
O fortalecimento do correto exercício profissional na especialidade foi a preocupação externada pela Comissão de Ética e Defesa Profissional da SBD em reunião, com a Diretoria-Executiva. No encontro, os membros do grupo relataram situações que acompanham e discutiram formas de aperfeiçoar o seu trabalho, como suporte administrativo e jurídico. Também foram discutidas iniciativas para ampliar a divulgação de normas éticas e profissionais entre os médicos.

Comissão Científica
A Comissão Científica da entidade destacou a importância de se estimular a pesquisa na área dermatológica por meio das seguintes iniciativas: implementação de bolsas para pesquisa disponibilizadas pelo Funaderm; criação de um prêmio anual para dermatologistas que se destacaram pela atividade científica; inclusão, como já ocorreu este ano, de novos dermatologistas como palestrantes nos próximos congressos e jornadas da SBD. As propostas foram recebidas pelo grupo gestor que avaliará a possibilidade de sua implementação.

Título de Especialista
A Comissão responsável pela elaboração da prova de Título de Especialista em Dermatologia apresentou os critérios que tem adotado para garantir a lisura do processo de realização desse exame. O grupo reiterou o rigor adotado nesse trabalho, o que se reflete na seleção dos candidatos, e mostrou seu compromisso com a qualificação do exercício da especialidade no país.

Conselho Fiscal
Durante a reunião foi informada a avaliação positiva do Conselho sobre as contas apresentadas.Na oportunidade, os participantes discutiram aspectos relativos ao aperfeiçoamento de fluxos internos e para aprovação de cidades sedes de futuros eventos.

Comissão de Ensino
Questões como as mudanças da nova matriz curricular para a Residência Médica, recentemente publicada pelo Ministério da Educação, foram tratados no encontro entre membros da Comissão de Ensino e Diretoria da SBD. Os membros receberam informações sobre o convênio firmado com o MEC para vistoriar programas credenciados. Destacou-se ainda o bom trabalho realizado pela Comissão, reconhecido pelo Ministério e pela Associação Médica Brasileira. Finalmente, foram abordados ajustes no regimento interno do grupo, colocado em votação no Conselho Deliberativo. 

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados