Reunião do Conselho Deliberativo 2017



Reunião do Conselho Deliberativo 2017

14 de setembro de 2017
reuniaoct2017capa.jpg

Na véspera do 72º Congresso Brasileiro de Dermatologia – Dermato Bahia 2017, dia 6 de setembro, os associados se reuniram para a reunião do Conselho Deliberativo, que começou no início manhã, na Costa do Sauípe. Esse é um dos compromissos administrativos anuais mais importantes dos gestores da SBD. Um balanço das atividades nos oito primeiros meses de trabalho foi apresentado no início da reunião, coordenada pelo presidente da SBD Nacional, José Antonio Sanches. Na mesa, estavam os demais membros da Diretoria, Sérgio Palma (vice-presidente), Flávio Luz (secretário-geral), Hélio Miot (primeiro secretário), Silvia Maria Schmidt (segunda secretária) e Maria Auxiliadora Jeanon (tesoureira).

O presidente José Antonio Sanches iniciou fazendo um relatório de atividades do trabalho realizado pela atual gestão. As ações da nova assessoria jurídica e parlamentar, bem como a assessoria de imagem; os posicionamentos oficiais da entidade; os encontros com a Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM); o 1º Simpósio de Envelhecimento e 26ª edição da Jornada Sul Brasileira, em março de 2018; o inédito seminário Folha de SP sobre novas perspectivas terapêuticas relacionadas à dermatologia, em outubro, em São Paulo, com a participação de dermatologistas; e a campanha de valorização profissional para os associados, estiveram entre os itens apresentados.

Relatórios com a situação econômica da entidade, aprovação de contas 2017 e decisões administrativas ficaram a cargo da tesoureira da entidade, Maria Auxiliadora Jeanon e Flávio Luz, respectivamente, com destaque para a parceria entre SBD e Cielo, que garantirá aos associados da SBD condições e taxas especiais para os pagamentos em débito e crédito parcelado durante dois anos.

O vice-presidente Sérgio Palma apresentou o novo Departamento Jurídico da entidade, enfatizando os canais oficiais de comunicação para o envio de denúncias contra o exercício ilegal da medicina; a disponibilidade desse serviço para todas as Regionais da SBD desde março de 2017; e o andamento de cada processo judicial (Cofen, CFO, CFBM, CFF e Coffito), além da divulgação do modelo-padrão do Termo de Consentimento Informado, que auxilia na condução dos casos de complicações de procedimentos realizados por profissionais não médicos. Em breve, a SBD divulgará modelos individuais para os procedimentos mais utilizados na dermatologia.

O lançamento da campanha de valorização do especialista (“O conhecimento muda tudo” e ‘Não arrisque sua pele”) também foi tema da sua apresentação. A mídia digital é o principal canal de divulgação da ação, que conta ainda com mídia aeroportuária, a eletromídia e o busdoor. A maciça propagação da campanha pelos médicos nas mídias sociais é fundamental para que a mensagem alcance a população brasileira. Palma destacou que a campanha depende do engajamento dos associados da SBD, hoje com mais 8.600.

Todos os relatórios das Comissões foram aprovados e um balanço sobre os resultados da prova do TED, presidida por Lauro Lourival Filho, integraram a pauta. O Exame de 2017 aprovou 412 (80,33%) candidatos inscritos dos Serviços Credenciados da SBD de um total de 1.059 participantes, comprovando a qualidade de ensino pelos serviços formadores da entidade. Também houve aprovação de reajuste de 5% na anuidade de 2018.

Os conselheiros elegeram os novos representantes das Comissões Permanentes da SBD (Ética e Defesa Profissional: Ana Maria Mósca, RJ; Ensino: Renan Rangel Bonamigo, RS; Científica: Luiz Guilherme Martins Castro, SP) e escolheram a sede e o presidente do Congresso em 2021. A cidade de Belém do Pará foi a mais votada e escolhida entre Florianópolis e Distrito Federal para receber o evento da SBD.

Na ocasião, houve a inscrição da chapa candidata aos cargos da Diretoria Executiva da SBD para o biênio 2019/2020. Será chapa única, comandada pelo presidente Sérgio Palma (PE); vice-presidente Mauro Enokihara (SP); além da secretária-geral Cláudia Alcântara (RJ); tesoureiro Egon Daxbacher (RJ); primeira secretária Flávia Vasques Bittencourt (MG); e segundo secretário Leonardo Mello (ES).

Na apresentação do novo site da SBD, Leonardo Spagnol, responsável pela Mídias Digitais da SBD, ressaltou as melhorias realizadas no trabalho, enfatizando a acessibilidade do portal, a navegação intuitiva e informações mais completas das doenças e tratamentos para o público leigo, além dos novos serviços disponibilizados para o dermatologista da SBD, como o Perfil do associado, que facilitará o paciente na busca de um dermatologista capacitado. O espaço funciona como a rede social para profissionais LinkedIn, em que o médico pode incluir sua experiência profissional, acadêmica, informações do consultório, fotos, entre outros. Acesse a área logada do site da SBD e faça o seu perfil.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados