Psoríase pode estar associada à outras doenças



Psoríase pode estar associada à outras doenças

22 de maio de 2010

Desconhecida de boa parte dos brasileiros, a psoríase é uma doença que causa descamações na pele, geralmente com a manifestação de pequenas lesões avermelhadas, especialmente nas extremidades e áreas de atrito do corpo (joelho, pés, articulações, entre outros). Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a doença atinge por volta de 3 milhões de brasileiros.

Antes considerada exclusivamente um problema da pele, a Psoríase passou a ser associada à outras complicações no corpo, entre elas, problemas cardíacos. Tal afirmação se deve a estudos de pesquisadores do Hospital Universitário Gentofte, na Dinamarca, que avaliaram as complicações em mais de 40 mil pacientes que sofriam da doença, comparando-os com a população em geral.

Os dados revelaram que a psoríase moderada ou grave eleva em 24% o risco de a pessoa sofrer um infarto, em 45% o risco de ter um AVC (acidente vascular cerebral). Além disso, há 51% de probabilidade de o doente ter arritimias cardíacas.

Por isso, uma vez diagnosticada, é preciso que a doença seja tratada através de medicação oral ou por pomadas. Em casos mais específicos, há um tratamento por fototerapia.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados