Projeto Pescadores do Brasil recebe financiamento da Liga Internacional de Sociedades de Dermatologia (ILDS)



Projeto Pescadores do Brasil recebe financiamento da Liga Internacional de Sociedades de Dermatologia (ILDS)

6 de agosto de 2019
pescadores-2.png

JSBD – Ano 23 – N.03 – 04


Nas palestras ministradas para pescadores e suas famílias são oferecidos
materiais explicativos, incluindo histórias em quadrinhos que mostram
formas de prevenção e principais animais causadores de agravos 

O projeto Pescadores do Brasil idealizado pelo dermatologista, professor e pesquisador da Faculdade de Medicina da UNESP, Vidal Haddad Junior, (foto) foi indicado para receber apoio da Liga Internacional de Sociedades de Dermatologia (ILDS) pela sua relevância social e científica. Implementada há 20 anos, a iniciativa traz benefícios positivos para a sociedade por meio de campanhas de conscientização para a prevenção de acidentes (envenenamentos e traumas) por animais aquáticos voltadas tanto para pescadores como para suas famílias. 

Centenas de colônias de pescadores marinhos e fluviais já foram visitadas e receberam informações sobre primeiros socorros por acidentes por peixes, águas-vivas, caravelas e ouriços-do-mar de cada região do país.

Para a elaboração de material didático, Vidal conta com parceria de alunos dos cursos de Medicina e Ciências Biológicas da UNESP e da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

O financiamento foi concedido por meio do Projeto ILDS DermLink, que visa contribuir para a assistência dermatológica em comunidades carentes sob a temática dermatologia tropical e saúde de populações migrantes. É administrado por meio da International Foundation Dermatology (IFD). 


Pescadores em praia de Ubatuba, em São Paulo





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados