Prevenção à COVID-19: SBD pede que população siga orientações das autoridades sanitárias e que médicos ajudem na identificação de novos casos



Prevenção à COVID-19: SBD pede que população siga orientações das autoridades sanitárias e que médicos ajudem na identificação de novos casos

2 de março de 2020
pzzb0927.jpg

Com a chegada do coronavírus ao Brasil, causador da COVID 19, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) reitera a importância do apoio da população às medidas preconizadas pelas autoridades sanitárias. Além dela, para a SBD os médicos devem estar atentos ao papel-chave que ocupam nesse momento, em especial no repasse de esclarecimentos para evitar o pânico e no encaminhamento de casos suspeitos para diagnóstico e tratamento.

Da mesma forma, a SBD considera importante que o Governo – em suas diferentes esferas (municipal, estadual e federal) – cumpra o que se espera dele nos campos da vigilância, prevenção, diagnóstico e tratamento de casos suspeitos e confirmados. Além disso, deve proporcionar aos médicos e às equipes multidisciplinares as condições para que exerçam suas atividades.

Diante disso, a SBD classifica como pertinente a nota pública divulgada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), semana passada, na qual são apresentados uma lista de compromissos esperados de autoridades, médicos e população.

Acesse a íntegra da nota do CFM sobre o coronavírus 

“Acreditamos que esse documento reforça pontos da preocupação de todo o País. No caso dos médicos, de modo especial, há o dever de agir rápido para evitar a disseminação do vírus e de apontar eventuais deficiência de infraestrutura”, lembrou o presidente da entidade, Sergio Palma.

Ele também lembrou de outra preocupação apontada pela nota do CFM: a disseminação de informações falsas (as fake news). Conforme apontou, “ao disseminar notícias sem confirmação, mesmo que de forma cômica, se pode comprometer o trabalho de prevenção e combate à Covid 19. Por isso, todos devem reproduzir informações e orientações de fontes oficiais e confiáveis. Esse é o entendimento da SBD”.

Foto: Agência Brasil





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados