Mudanças nas regras de publicidade médica serão destaque em Simpósio de Cosmiatria que começa nesta semana, em São Paulo



Mudanças nas regras de publicidade médica serão destaque em Simpósio de Cosmiatria que começa nesta semana, em São Paulo

2 de março de 2020
whatsapp-image-2019-03-28-at-121056.jpeg

A atualização dos termos da Resolução nº 1.974/2011, do Conselho Federal de Medicina (CFM), que estabelece os critérios para a publicidade e a propaganda médicas, será o principal tema a ser tratado em mesa redonda que acontecerá durante o 13º Simpósio de Cosmiatria, Laser e Tecnologias da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e 6º Simpósio de Cosmiatria e Tecnologias da Regional São Paulo da SBD, entre os dias 6 e 7 de março, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). 

A atividade, organizada pela SBD em parceria com a Regional São Paulo, deverá contar com a participação do 3º vice-presidente do CFM, Emmanuel Fortes Cavalcante, que será responsável pela condução desse processo, já que é também coordenador da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos, também do Conselho. Esse grupo, que conta com a participação do presidente da SBD, Sergio Palma, acompanhará os debates sobre o assunto e subsidiará as decisões do Plenário do CFM. 

“Essa será uma excelente oportunidade para que os dermatologistas presentes no evento possam interagir, conversar e apresentar suas sugestões para o aperfeiçoamento das regras de publicidade em vigor”, destaca o presidente da SBD. Segundo destacou, é importante defender a postura ética no que se refere ao uso das ferramentas de comunicação, mas não esquecendo de considerar questões como os avanços tecnológicos e mesmo as mudanças nas relações em sociedade.

Outros temas – Além da publicidade médica, a mesa, prevista para acontecer no dia 7, a partir de 9h40, deverão ser tratadas outras questões relevantes para o trabalho do dermatologista. Entre elas, estão: a defesa da especialidade diante da tentativa de invasão de competência promovida por profissionais de outras categorias; o trabalho da SBD em prol dos especialistas, da saúde e da segurança dos pacientes; a abordagem e condução do paciente com complicação de tratamentos estéticos realizados por profissionais não médicos; aspectos das responsabilidades ética, civil e penal do médico; e a importância de Consentimento Informado para os procedimentos com injetáveis e tecnologias.

Os trabalhos contarão ainda com a presença de Eliandre Palermo,  presidente da SBD Regional São Paulo;  Taciana Dal Forno Dini, coordenadora do Departamento de Laser e Tecnologias da SBD e presidente da SBD Regional Rio Grande do Sul; Alessandra Romiti, coordenadora do Departamento de Cosmiatria da SBD; e Débora Ormond, membro da Comissão de Ética e Defesa Profissional da SBD, membro da Câmara Técnica de Dermatologia do CFM e conselheira do CRM Mato Grosso. 

“Nossa expectativa é de contar com uma grande plateia. Porém, mais do que números temos a convicção de que os participantes trarão diferentes olhares e perspectivas que ajudarão na tomada de futuras decisões. Desse modo, queremos construir um trabalho lastreado na opinião dos colegas e com base no diálogo”, assinalou Sérgio Palma.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados