Presidente da SBD anuncia futuro lançamento do Consenso de Psoríase 2020



Presidente da SBD anuncia futuro lançamento do Consenso de Psoríase 2020

5 de outubro de 2020
psoriase-artigo.png

Nas próximas semanas, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) fará o lançamento do Consenso de Psoríase 2020. A novidade foi anunciada pelo presidente da entidade, Sérgio Palma, em artigo publicado no portal Futuro da Saúde. No texto, ele antecipou alguns detalhes do documento e ressalta a importância dessa publicação como fonte de subsídios para a elaboração de políticas públicas de saúde voltadas ao tratamento da psoríase no Brasil.

O documento, que está sendo elaborado sob a coordenação dos especialistas Ricardo Romiti (SP), André Vicente E. de Carvalho (RS) e Gleison V. Duarte (BA), terá 23 capítulos, produzidos por 66 autores, que fazem a estratificação de níveis de evidência e seu grau de recomendação sobre diferentes tópicos relacionados à doença.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ARTIGO

“Esse Consenso será fundamental, especialmente por apresentar um novo fluxograma de tratamento da psoríase e delinear estratégias para migração de terapias. A publicação inclui ainda novos medicamentos imunobiológicos, assim como define novos desfechos, metas de tratamento e critérios de gravidade. O conteúdo, que deu atenção especial ao contexto brasileiro de saúde pública e privada, foi construído por vozes de especialistas imersos na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) ”, expressou Sérgio Palma.

Conscientização – Além de abordar os preparativos para o lançamento do Consenso, em seu artigo, o presidente da SBD destaca que, como todos os anos, este mês de outubro será marcado por ações de conscientização sobre a psoríase, doença que muitos já viram, mas que poucos sabem o nome. “A SBD lançará uma campanha com o objetivo de eliminar preconceitos e informar a respeito dos diferentes aspectos dessa doença, inclusive como melhorar a vida de quem tem o diagnóstico”, salientou no texto.

Desde 2016, a SBD elabora ações de esclarecimento para mostrar que pacientes podem conviver com a psoríase, doença imunomediada e não contagiosa, que afeta cerca 125 milhões de pessoas em todo o mundo (5 milhões apenas no Brasil). Em 2020, como parte dessa série de iniciativas, a entidade fez um profundo investimento na produção científica do Consenso 2020 a fim de beneficiar médicos e seus pacientes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Novo consenso para tratamento de psoríase será lançado em outubro





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados