Preocupação: Pesquisas da SBD e do Ministério da Saúde revelam que o brasileiro não se protege do sol



Preocupação: Pesquisas da SBD e do Ministério da Saúde revelam que o brasileiro não se protege do sol

22 de julho de 2010

O brasileiro ainda não se protege adequadamente do sol. Esta é a triste constatação a que se chega quando observamos os dados da última pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, em dezembro de 2009. De acordo com a SBD, na média nacional, 75% dos homens e 57% das mulheres não se protegem do sol. No Rio de Janeiro, o percentual dos que não tomam os cuidados é de 62%.

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, feita com maiores de idade em todas as capitais e no Distrito Federal, vem a reafirmar estes dados alarmantes: a média nacional ficou em 53%. No Rio, mais da metade, 55%, ignoram a proteção solar.

Na cidade maravilhosa, onde os índices de raios ultravioleta costumam chegar ao extremo, entre os homens, o resultado é ainda mais preocupante: 66% do público masculino não se protege – o segundo maior percentual do país, perdendo apenas para Belo Horizonte. Entre as mulheres a situação melhora, mas ainda inspira cuidados. A média ficou em 45%.

A cidade mais bem posicionada no ranking das duas pesquisas é Florianópolis, onde mais da metade dos moradores disseram se expor por menos de meia hora ou usando protetor solar ou roupas.

CÂNCER DA PELE

“O uso do filtro solar é uma questão de saúde pública. Todo brasileiro deve se conscientizar que o filtro não é um tratamento estético ou mais uma ferramenta no combate ao envelhecimento. É, sim, uma arma poderosa contra o câncer da pele, que faz milhares de vítimas no país a cada ano”, afirma Omar Lupi, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Há 11 anos, a SBD realiza a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Na última edição, 34.435 pessoas foram atendidas, marca que fez da campanha brasileira a maior do mundo com atendimentos simultâneos num mesmo dia, certificada pelo Guiness Book.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados