Preliminar Online do 75º CSBD atualiza médicos dermatologistas no tratamento de doenças



Preliminar Online do 75º CSBD atualiza médicos dermatologistas no tratamento de doenças

7 de setembro de 2020
dia-2-preliminar-1.png

Nos dias 5 e 7 de setembro, vários temas foram abordados em transmissão online que pode ser acompanhada por todos os congressistas a partir do dia 9 de setembro. A experiência inédita de atualização realizada em resposta à pandemia agrada especialistas

A SBD promoveu seu primeiro encontro científico digital desde o início da pandemia de Covid-19: o Preliminar Online, pré-Congresso Brasileiro de Dermatologia de São Paulo. Realizado no sábado (5/9) e na segunda-feira (7/9), o evento contou com conteúdo científico diversificado com destaque para as atualizações no tratamento de doenças dermatológicas, incluindo os procedimentos em dermatologia. A programação do segundo dia abordou tópicos em cabelos e unhas, bloco coordenado por Marcello Menta; em pediatria, sob a moderação de Vitor Reis; além de casos clínicos, comandado por Evandro Rivitti. Todas as aulas serão gravadas e ficarão disponíveis para os inscritos assistirem a partir do dia 9 de setembro.

Com a implementação do encontro digital este ano, a maior preocupação da Comissão Científica foi em adaptar a grade à plataforma de ensino a distância. Os coordenadores concluíram que a troca de conhecimentos de forma remota durante a pandemia pode transformar a educação. 

“A adesão e a boa aceitação dos associados nos mostraram a importância desses novos espaços para a construção de saber. Gostaria de deixar meu agradecimento a todos que assistiram às aulas e convido aos que não puderam participar ao vivo, para acessarem a plataforma, pois o conteúdo está gravado para ser visto a qualquer momento pelo congressista, e também aos palestrantes nacionais e internacionais”, salienta o presidente do 75º CSBD, Cyro Festa-Neto.

Em “Novidades no tratamento da alopecia areata”, palestra que abriu o bloco de cabelos e unhas, a médica dermatologista Isabella Doche Soares (SP) mostrou a variedade de tratamentos atuais para a doença, que vão desde a terapia tópica com corticosteroides até drogas mais complexas de serem utilizadas, como os inibidores de Janus quinase (JAK).

Na aula “Pérolas cirúrgicas nas onicopatias”, a médica dermatologista Tatiana Gabbi comentou sobre as principais atualizações na remoção de lesões benignas e malignas; novas formas de abordagem na unha encravada; e nos métodos de se realizar a biópsia da matriz ungueal.

No segundo bloco, sobre pediatria, a convidada espanhola Eulalia Baselga ministrou aula sobre as novas perspectivas de tratamento da dermatite atópica em crianças.

No bloco de casos clínicos, o último do dia, destaque para os especialistas Margarida Gonçalo, de Portugal, e Gustavo Camino, do Peru. Ambos apresentaram casos clínicos incomuns e de difícil manejo dermatológico. O bloco também contou com a participação de importantes nomes da dermatologia brasileira, como os ex-presidentes da SBD Jesus Santamaria e Bernardo Gontijo.

Para acessar a programação científica e fazer sua inscrição para o Congresso Brasileiro de Dermatologia em São Paulo, de 4 a 7 de setembro de 2021, basta acessar a página do evento: http://www.sbd.org.br/dermato2020/. Até o dia 30 de setembro é possível se inscrever com valores reduzidos.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados