População do MT tem acesso a orientações sobre cabelos e unhas no Bem Estar Global



População do MT tem acesso a orientações sobre cabelos e unhas no Bem Estar Global

27 de outubro de 2017
equipebemestarmt.jpg

A Regional Mato Grosso da SBD realizou ação especial de conscientização dos cuidados com cabelos e unhas no Bem Estar Global, no Parque das Águas, em Cuiabá, nesta sexta-feira (27/10). Na Tenda da Pele, o público teve acesso também a orientações sobre diversas doenças dermatológicas. Foram 200  atendimentos, cerca de 20% a mais que no ano passado, das 7h às 13h.

"Nosso principal objetivo foi oferecer ao público informação, ressaltando a necessidade da prevenção e orientando onde procurar tratamento adequado. Quadros clínicos identificados como doenças infecciosas, inflamatórias e casos de câncer da pele tiveram prioridade e encaminhamento para hospitais universitários da região", detalha o presidente da Regional da SBD-MT, Renato Roberto Liberato Rostey.

O vice-presidente da Regional da SBD em Mato Grosso, Igor Bottura, reforçou que é fundamental buscar o dermatologista para cuidar de cabelos e unhas. "Muitas vezes, as pessoas tratam problemas relacionados a cabelos e unhas sem um especialista e isso pode trazer efeitos colaterais prejudiciais à saúde", alerta. Para a dermatologista Noemy Sônia Ueno, que também participou da ação Bem-estar Global na tenda da SBD, "participar é uma forma de mostrar à população que o dermatologista também cuida de cabelos e unhas e que essa é uma especialidade médica que ajuda a identificar uma série de problemas de saúde, não só doenças dermatológicas como doenças clínicas, como câncer, anemia e casos de tireoide", explica.

Diagnóstico preciso que nem sempre todas as pessoas conseguem ter, conseguiram hoje com exclusividade. É o caso de Zilmeire Lourenço da Silva, de 48 anos, com suspeita de psoríase. "É difícil ter acesso a atendimento especializado e essa ação facilita o acesso à informação e à orientação médica. Fui atendida por um dermatologista e consegui encaminhamento para o Hospital Universitário Júlio Müller", conta.

A aposentada Paula Pereira (foto abaixo), 63 anos, ressaltou a importância da iniciativa para a cidade, que passa por dificuldade de atendimento da rede pública na região. "O médico dermatologista (Dr. Renato) me deu orientação sobre o que devo ou não fazer em relação às manchas de pele que tenho", revela, aproveitando a oportunidade para passar na Tenda da Acupuntura e da Alimentação Saudável para buscar orientações sobre prevenção da obesidade.

 

Os casos suspeitos foram encaminhados para o Hospital Universitário Júlio Müller, Hospital Geral de Cuiabá e Hospital Universitário de Várzea Grande. Também participou da ação a médica residente do Hospital Universitário Júlio Müller, Vivian Galindo.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados