Participe da Consulta Pública sobre Artrite Psoriásica



Participe da Consulta Pública sobre Artrite Psoriásica

3 de abril de 2017
imagem-coringa-branco-800x600.jpg

O Ministério da Saúde (MS) abriu uma consulta pública para ouvir a população a respeito do Protocolo para Tratamento (PCDT) da Artrite Psoriásica. Qualquer cidadão pode participar e enviar sugestões para atualização do PCDT até o dia 13 de abril. O protocolo recomenda que o médico responsável pela prescrição de imunobiológicos para artrite psoriásica deve ser o médico reumatologista. Por outro lado, a SBD defende o direito do dermatologista prescrever medicações para comorbidade de doença dermatológica (artrite psoriásica/psoríase), e ressalta, ainda, que há várias drogas disponíveis para a artrite psoriásica, mas nenhuma incorporada para a psoríase, sendo que ambas são uma única doença. Nesse sentido, pedimos para que você participe, contribuindo também com esse questionamento para uma saúde mais justa de seus pacientes. Além disso, essa é uma ação em defesa da especialidade, que não deve ser tolhida na sua atuação. Participe. Juntos podemos fazer essa mudança. Confira a seguir passo a passo para participar. Acesse o link e preencha com suas informações pessoais. O próximo passo é responder às perguntas da consulta pública. São três:

  • O que você achou desta proposta de atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Artrite Psoríaca?
  • Você gostaria de alterar ou incluir alguma informação ao texto?
  • Gostaria de comentar sobre algum outro aspecto?

A seguir, é possível anexar arquivos, que podem ser exemplos (em texto, imagem, áudio ou vídeo) para as sugestões dadas. O envio de anexos é opcional. Depois disso, basta enviar a colaboração.


ATENÇÃO Em caso de dúvidas sobre preenchimento da consulta pública, clique em “Proposta de atualização de PCDT”, situada no topo da página. Lembre-se de que ao optar por “Discordo parcialmente da recomendação preliminar”, você não concorda que apenas os reumatologistas possam prescrever o biológico; também discorda que os biológicos não estejam liberados para psoríase grave não responsiva para tratamentos tradicionais e para a artrite, que é uma comorbidade da psoríase. Atualmente, existem vários biológicos incluídos no rol da artrite psoriásica. A psoríase, não entanto, possui nenhum, ainda que ambas sejam a mesma doença.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados