Palestras dinâmicas marcam o segundo dia do I Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas



Palestras dinâmicas marcam o segundo dia do I Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas

22 de julho de 2016
imagem-coringa-branco-800x600.jpg

mg_9436materia A manhã do segundo dia do I Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas começou nesta sexta-feira (22) com vasta programação teórica: 30 palestras distribuídas em sete blocos. O debate foi iniciado às 8h10 com o bloco sobre Cabelos que incluiu a apresentação de temas como “Anatomia e fisiologia da unidade pilosebácea: evoluindo até as células-tronco” e “Como interpretar o diagnóstico histológico das alopecias cicatriciais e não cicatriciais”.

No bloco de Unhas, o auditório lotado assistiu a aulas sobre “Dermatoscopia do aparelho ungueal” e “Atualização no tratamento das onicomicoses”, entre outros assuntos. Ainda no bloco de Unhas, marcaram presença as especialistas belgas Josette Andre, coordenadora do Departamento de Dermatologia do Hospital CHU Saint Pierre de Bruxelas, e Bertrand Richert, chefe do Departamento de Dermatologia do Hospital CHU Brugmann, também em Bruxelas. A primeira falou sobre “Novos métodos diagnósticos” e a segunda abordou “Doenças ungueais auto-induzidas”.

Já a convidada internacional da Polônia Lidia Rudnicka, chefe do Departamento de Dermatologia da Universidade de Varsóvia, apresentou a palestra “Líquen plano e suas variantes” no bloco sobre Cabelos. “Notamos alto interesse dos participantes e uma organização impecável. Agradeço aos coordenadores do encontro e a Diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) pela excelência do evento”, comentou Francisco Le Voci, que ministrou a aula “Técnica transplante de unidade folicular (FUT)” no bloco sobre Transplante Capilar.

Na abertura do evento, o homenageado do encontro, Celso Sodré (RJ), recebeu das mãos do presidente da SBD, Gabriel Gontijo, e dos coordenadores do Departamento de Cabelos e Unhas da SBD, sob coordenação de José Rogério Régis Jr., uma placa de agradecimento às contribuições prestadas à dermatologia brasileira. Em seu discurso de abertura, Gontijo ressaltou as ações de defesa profissionais realizadas pela entidade, lembrando a importância da votação expressiva dos médicos a favor da lei do Ato Médico. Também realçou a criação do e-mail complicacao@sbd.org.br para que os dermatologistas enviem seus relatos de casos e imagens de complicações de procedimentos realizados por não médicos – com a devida autorização do paciente. Essa documentação será incorporada às ações judiciais já em andamento, ampliando o Dossiê Técnico elaborado pela SBD, que será entregue pela atual Diretoria ao Ministério Público, Ministério da Saúde (MS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), e aos poderes legislativo e judiciário.

mg_9455materia mg_9487materia O encerramento da programação científica do dia 22 contou com a importante palestra “Hot Topics: revisão da literatura. O que pode causar impacto na sua prática diária?”.

Sob a condução da segunda secretária da SBD, Flávia Addor, a aula fez parte do bloco sobre Cabelos, o último do dia. O encontro prossegue até sábado, no Hotel Mercure, em Belo Horizonte.  





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados