I Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas da SBD começa nesta quinta com cursos práticos de transplante capilar e de sobrancelhas



I Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas da SBD começa nesta quinta com cursos práticos de transplante capilar e de sobrancelhas

21 de julho de 2016
imagem-coringa-branco-800x600.jpg

Sala de cirurgia no curso transplante de sobrancelhas

Sala de cirurgia no curso transplante de sobrancelhas[/caption]

Começou nesta quinta-feira (21), em Belo Horizonte, o I Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas da SBD. O encontro vai até sábado (23/7) e reúne os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo no tratamento dos dois campos da dermatologia. No primeiro dia de evento, a programação científica contemplou oito cursos de alto nível científico, sendo cinco práticos e três teóricos.

Na parte da manhã, sob a coordenação de José Rogério Régis Jr. (MG) e Francisco Le Voci (SP), dez dermatologistas participaram do curso prático de “Transplante capilar” com a realização de cirurgia ao vivo com a técnica de extração de unidades foliculares (FUE). Trata-se de um novo método em que as unidades foliculares são removidas uma por uma da área doadora, sem cortes e pontos, e depois de passadas por inspeção e preparo microscópico são transplantadas na área calva. Foram discutidos os pontos favoráveis dessa nova técnica, além de indicações, contraindicações, instrumentais e variações.

Para transplante de cabelos, especialistas utilizaram a técnica FUE

No curso prático de “Transplante de supercílios”, coordenado pelas dermatologistas Fábia Schalch (SP) e Dirlene Roth (SP), foi demonstrada a realização de cirurgia com a técnica convencional de fio longo (FUT) em paciente com madarose. “Nessa aula usamos os implanters, que são aparatos novos que ajudam muito na implantação dos fios. Essa é a primeira vez que a demonstração foi feita em encontros de dermatologia”, explica José Rogério Régis Jr., coordenador do Simpósio e do Departamento de Cabelos e Unhas da SBD. Ambos os cursos ocorreram na Clínica de Transplante Capilar, em Belo Horizonte, e contaram com dez participantes cada um. “Está sendo um sucesso, estamos bastante satisfeitos com a presença dos dermatologistas, que a partir de agora, poderão compartilhar e explorar novos procedimentos e tecnologias na área”, enfatiza José Rogério Régis Jr.

O primeiro dia de evento contemplou ainda os cursos práticos de cirurgia do aparelho ungueal (com demonstrações em vídeo) e dermopigmentação de couro cabeludo.

Para a ex-presidente da SBD Denise Steiner o cabelo tem grande importância tanto do ponto de vista estético quanto do clínico, pois é um sinalizador de doenças internas e tema de inúmeras pesquisas e estudos. “Os dermatologistas vêm se interessando e especializando cada vez nessa área, e esse simpósio é resultado do nível de excelência que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) vem se colocando, procurando com conhecimento, ciência e técnica oferecer o que há de melhor na área”, comentou a dermatologista que também é coordenadora do curso teórico de Cabelos e Unhas.

O I Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas conta com o apoio da SBD-MG e está sob a coordenação do presidente da SBD Nacional, Gabriel Gontijo, e dos dermatologistas responsáveis pelo Departamento de Cabelos e Unhas, José Rogério Régis Júnior, Rachel Guerra de Castro, Tatiana Villas Boas Gabbi, Tatiana Aline Steiner e Glaysson Tassara Tavares. Os coordenadores do curso de transplante capilar, José Rogério Régis Jr. e Francisco Le Voci. No centro da foto, está Maria Alice, auxiliar de Le Voci   Realizados no Hotel Mercure – Lourdes (MG), os cursos teóricos trataram a dermatopatologia do aparelho ungueal, correlação anátomo-clínica; cosmiatria de cabelos e unhas e tricoscopia





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados