Exames para detectar câncer de pele caem pela metade durante pandemia



dlimagem1_545x310.jpeg

2 de dezembro de 2020 0

Neste Dezembro Laranja, mês dedicado à conscientização contra o câncer de pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) alerta para a drástica diminuição dos exames que permitem detectar esse que é o câncer mais comum entre os brasileiros. Entre janeiro e setembro de 2020, o volume de pessoas que procuraram o Sistema Único de Saúde (SUS) para fazer o diagnóstico caiu em 48%, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Apesar de ser o mais comum, o câncer de pele não é o mais fatal, mas, sem o diagnóstico precoce, pode provocar metástases e até levar o paciente a óbito, como alerta a SBD.

“As consequências desse problema serão percebidas em médio e longo prazos. O paciente — ao retardar o seu diagnóstico e início de tratamento — perde a chance de efetivamente reduzir os efeitos nefastos que um câncer de pele pode causar e que, no limite, pode levar o paciente a óbito. Temos que pensar em estratégias para reduzir essa lacuna”, alerta a coordenadora do Departamento de Oncologia Cutânea da SBD, Jade Cury.

Dados coletados pela SBD a partir de informações das secretarias de saúde dos estados e municípios apontam que foram realizadas 109 mil biópsias de pele e punção de tumor superficial da pele até setembro, enquanto, em 2019, o total foi de 210 mil exames do tipo. Para o presidente da entidade, Sérgio Palma, esse é mais um triste legado deixado por essa pandemia.

“Em um primeiro momento, os serviços de saúde suspenderam a realização dos procedimentos como medida de segurança. Depois, a população, por medo de contaminação pelo vírus, passou a evitar as consultas, mesmo com a retomada dos atendimentos”.

Pior desempenho da década

Se o ritmo dos atendimentos não for alterado, pelas projeções, o país chegará a dezembro tendo realizado 146 mil exames para detectar o câncer de pele, pior desempenho da década. “Os gestores não têm responsabilidade por esse cenário, mas recai sobre eles o desenvolvimento de estratégias para resolver o problema”, avalia Palma.

A sociedade alerta que o diagnóstico precoce do câncer de pele, em especial o melanoma, é fundamental para o não agravamento. A doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos no país.

Fonte: Correio Braziliense

Saiba mais

Procura por exames de câncer de pele tem queda de 48% durante pandemia

Especialista explica sobre a prevenção contra o câncer de pele

Campanha “Dezembro Laranja” alerta para os riscos do câncer de pele


1 de dezembro de 2020 0

Para conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de pele e a importância do diagnóstico e tratamento precoces, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove live show com a cantora Paula Toller. O encontro online acontece no dia 5 de dezembro, às 17h30, no canal da SBD no YouTube.   

Paula Toller promete tocar um repertório que contempla toda a sua carreira, solo e no Kid Abelha. “Estou muito feliz com o convite da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O show está imperdível! Vou cantar grandes sucessos para chamar a atenção para o Dezembro Laranja, a Campanha do Câncer de Pele! Espero todo mundo no sábado, às 17h30, no YouTube da SBD”, convida a artista.

O diagnóstico precoce pode permitir o tratamento de forma eficaz e proporcionar melhor qualidade de vida ao paciente. Com os slogans “Câncer de pele é coisa séria!”, “Um pequeno sinal pode ser câncer de pele!”, “Uma ferida pode ser câncer de pele!” e “Uma mancha pode ser câncer de pele!”, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) chama a atenção para a gravidade da doença, que pode acometer qualquer região do corpo, inclusive a palma das mãos, planta dos pés, unhas, genitais e couro cabeludo.  

A campanha, que completa sete anos em 2020, enfatiza que câncer da pele é coisa séria e que a conscientização deve começar desde a infância. O #DezembroLaranja conta com patrocínio da Galderma, Johnson&Johnson, La Roche-Posay, Vichy e Nivea.


1 de dezembro de 2020 0

O mundialmente conhecido Cristo Redentor está de braços abertos para o  #DezembroLaranja, Campanha do Câncer de Pele!!! Projeções e iluminações especiais vestem o monumento nesta quarta, 2 de dezembro, a partir das 19h A Iluminação especial do monumento marca a abertura da campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para conscientizar a população sobre o câncer de maior incidência nas pessoas. A iniciativa completa sete anos em 2020. A comunicação enfatiza que #CancerdePeleECoisaSeria e que a conscientização deve começar na infância. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2020 os números de câncer de pele no Brasil são preocupantes. A doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos no país, sendo os carcinomas basocelular e espinocelular (não melanoma) responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Já o câncer de pele melanoma tem 8,4 mil casos novos anualmente. “Os números de incidência do câncer de pele são maiores do que os cânceres de próstata, mama, cólon e reto, pulmão e estômago. Na campanha deste ano, queremos compartilhar conteúdo que seja útil às pessoas, de acordo com as peculiaridades e necessidades de cada uma, para isso contaremos com a participação e o engajamento dos médicos dermatologistas, que também fazem a diferença na hora de passar a informação segura”, afirma Dr. Sérgio Palma, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A campanha de 2020 destaca ainda que os hábitos de exposição solar na infância são capazes de influenciar tanto no envelhecimento quanto no desenvolvimento do câncer de pele. Por isso, é importante que os pequenos tenham conhecimento, desde cedo, da necessidade de cuidar da pele a partir de hábitos de fotoproteção, que incluem usar de óculos de sol e blusas com proteção UV, bonés ou chapéus, preferir a sombra, evitar a exposição solar entre 9h e 15h e utilizar filtro solar com FPS igual ou superior a 30, reaplicando a cada duas horas ou sempre que houver contato com a água.

O #DezembroLaranja conta com patrocínio da Johnson&Johnson, L’Oréal, Galderma e Nivea.

 

 

cristo-laranja-2020-real-3_545x310.jpeg

1 de dezembro de 2020 0

O mundialmente conhecido Cristo Redentor está de braços abertos para o  #DezembroLaranja, Campanha do Câncer de Pele!!! Projeções e iluminações especiais vestem o monumento nesta quarta, 2 de dezembro, a partir das 19h A Iluminação especial do monumento marca a abertura da campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para conscientizar a população sobre o câncer de maior incidência nas pessoas. A iniciativa completa sete anos em 2020. A comunicação enfatiza que #CancerdePeleECoisaSeria e que a conscientização deve começar na infância.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2020 os números de câncer de pele no Brasil são preocupantes. A doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos no país, sendo os carcinomas basocelular e espinocelular (não melanoma) responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Já o câncer de pele melanoma tem 8,4 mil casos novos anualmente. “Os números de incidência do câncer de pele são maiores do que os cânceres de próstata, mama, cólon e reto, pulmão e estômago. Na campanha deste ano, queremos compartilhar conteúdo que seja útil às pessoas, de acordo com as peculiaridades e necessidades de cada uma, para isso contaremos com a participação e o engajamento dos médicos dermatologistas, que também fazem a diferença na hora de passar a informação segura”, afirma Dr. Sérgio Palma, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A campanha de 2020 destaca ainda que os hábitos de exposição solar na infância são capazes de influenciar tanto no envelhecimento quanto no desenvolvimento do câncer de pele. Por isso, é importante que os pequenos tenham conhecimento, desde cedo, da necessidade de cuidar da pele a partir de hábitos de fotoproteção, que incluem usar de óculos de sol e blusas com proteção UV, bonés ou chapéus, preferir a sombra, evitar a exposição solar entre 9h e 15h e utilizar filtro solar com FPS igual ou superior a 30, reaplicando a cada duas horas ou sempre que houver contato com a água.

O #DezembroLaranja conta com patrocínio da Johnson&Johnson, L’Oréal, Galderma e Nivea.

paula-toller-sitenoticia_545x310.png

1 de dezembro de 2020 0

Para conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de pele e a importância do diagnóstico e tratamento precoces, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove live show com a cantora Paula Toller. O encontro online acontece no dia 5 de dezembro, às 17h30, no canal da SBD no YouTube.

Paula Toller promete tocar um repertório que contempla toda a sua carreira, solo e no Kid Abelha. “Estou muito feliz com o convite da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O show está imperdível! Vou cantar grandes sucessos para chamar a atenção para o Dezembro Laranja, a Campanha do Câncer de Pele! Espero todo mundo no sábado, às 17h30, no YouTube da SBD”, convida a artista.

O diagnóstico precoce pode permitir o tratamento de forma eficaz e proporcionar melhor qualidade de vida ao paciente. Com os slogans “Câncer de pele é coisa séria!”, “Um pequeno sinal pode ser câncer de pele!”, “Uma ferida pode ser câncer de pele!” e “Uma mancha pode ser câncer de pele!”, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) chama a atenção para a gravidade da doença, que pode acometer qualquer região do corpo, inclusive a palma das mãos, planta dos pés, unhas, genitais e couro cabeludo.

A campanha, que completa sete anos em 2020, enfatiza que câncer da pele é coisa séria e que a conscientização deve começar desde a infância. O #DezembroLaranja conta com patrocínio da Galderma, Johnson&Johnson, La Roche-Posay, Vichy e Nivea.


27 de novembro de 2020 0

Ficam os Senhores Associados com direito a voto, em pleno gozo de suas prerrogativas e quites com as suas obrigações associativas da Sociedade Brasileira de Dermatologia convocados, na forma do art. 26 e seguintes do Estatuto Social, para se reunirem em Assembleia Geral Extraordinária a realizar-se no dia 13 de dezembro de 2020, na modalidade virtual através da plataforma “zoom” (ID: 910 8006 6124 e Senha: 826051), tendo início às 09h00min em primeira convocação; com a presença da maioria absoluta dos associados; e, às 09h15min em segunda convocação, com qualquer número de presentes, com a seguinte Ordem do Dia:

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA:

1. Palavra do Presidente;
2. Inscrição para Assuntos Gerais;
3. Relatório da Secretaria Geral;
     3a. Quadro Social Atualizado;
     3b. Atividades da Atual Diretoria;
     3c. Resumo das Deliberações do Conselho Deliberativo;
4. Relatório da Tesouraria;
5. Aprovação de Contas do Exercício de 2019;
6. Posse dos membros da Diretoria Executiva para a gestão do biênio 2021/2022;
7. Alteração do Estatuto Social da Sociedade Brasileira de Dermatologia, nos moldes dos arts. 72 a 74 do Estatuto vigente;
8. Assuntos Gerais.

A íntegra da proposta de alteração do Estatuto encontra-se disponível (clique para conhecer) para o conhecimento e leitura dos associados, aqui no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia (www.sbd.org.br), em respeito ao art. 73, II, do Estatuto vigente.
 

Para se inscrever na Assembleia Geral, associado deverá clicar aqui.
 

Rio de Janeiro/RJ, 27 de novembro de 2020.

Sergio Luiz Lira Palma
Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Gestão 2019/2020

 

 


26 de novembro de 2020 0

A SBD informa que o período para alteração da categoria associado eletrônico ou padrão vai do dia 27 de novembro até 18 de dezembro. Para mudar o status é simples, basta acessar o cadastro na área restrita do site e informar a opção desejada.

Vale lembrar que o associado eletrônico garante 15% de desconto em sua categoria na anuidade de 2021 e o acesso às revistas científicas da SBD somente na versão online.

Já o associado padrão, receberá apenas a versão impressa dos Anais Brasileiros de Dermatologia e a versão eletrônica da Surgical & Cosmetic Dermatology.

*O associado que não atualizar o status até o período mencionado continuará na categoria em que se encontra em 2020.

 

 


26 de novembro de 2020 0

.video-flex {
position: relative;
padding-bottom: 56.25%;
padding-top: 0px;
height: 0;
overflow: hidden;
}

.video-flex iframe, .video-flex object, .video-flex embed {
position: absolute;
top: 0;
left: 0;
width: 100%;
height: 100%;
}





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados