Pacientes falam em vídeo sobre a importância do apoio de familiares no tratamento da psoríase



Pacientes falam em vídeo sobre a importância do apoio de familiares no tratamento da psoríase

25 de outubro de 2016
pacientes-video-pso.png

  

Os depoimentos gravados pela publicitária Letícia Vitti Marçola e pela representante comercial Carin Ruela de Sá para a Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase de 2016 atestam a importância do afeto e do apoio de familiares e pessoas próximas na superação da doença. A psoríase é uma doença crônica e autoimune, que se manifesta, predominantemente, por lesões avermelhadas e descamativas na pele. Tanto Letícia como Carin foram surpreendidas durante a gravação dos depoimentos com as presenças, respectivamente, do noivo e do marido e dos filhos.

O depoimento mostra o quanto elas se sentiram amparadas e queridas ao terem com quem contar durante o tratamento. Letícia revela, inclusive, ter se sentido mais aceita pelo fato de seu noivo, Fernando Cerri, fazer questão de tocar em suas feridas, o que reforça o fato de a doença não ser contagiosa. Esse apoio afetivo e psicológico por parte dos familiares tem se mostrado fundamental para que os pacientes não só se informem e adotem o tratamento adequado no combate à psoríase, como também para que não o abandonem.

Essa proximidade é também importante para enfrentar o preconceito gerado pela doença que, pelo fato de ser aparente, muitas vezes é tida, erroneamente, como contagiosa. O preconceito daí decorrente faz com que muitas pessoas comecem por esconder o corpo e acabem se isolando e deprimindo. O convívio e aceitação combatem esse processo. Outro fator fundamental do tratamento é fato de a psoríase ser uma doença que afeta o sistema imunológico como um todo, ou seja, costuma aparecer associada a outras enfermidades, como a artrite psoriásica, hipertensão, diabetes, obesidade, depressão, alcoolismo, tabagismo, alguns tipos de cânceres (faringe, pulmão) e doenças inflamatórias intestinais, entre outras.

Como lembra o dr. Paulo Oldani Felix, médico da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o conceito de que se trata de uma doença sistêmica é relativamente novo. "Tudo que é produzido de substâncias em decorrência do processo inflamatório na pele, cai na corrente sanguínea e vai agir em outros órgãos também. Essas doenças todas têm mecanismo imunológico parecido, então acabam se associando", explica.

A Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase tem apoio dos laboratórios farmacêuticos Abbvie, Janssen, Novartis e Lilly.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados