Outubro é o mês da Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase



Outubro é o mês da Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase

1 de outubro de 2016
29outubro.jpg

Assista ao filme produzido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para a Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase de 2016

 

 

Outubro é o mês da Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase 2016 e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) programou uma série de ações, com foco principal nas redes sociais. O carro-chefe da campanha é o vídeo com o testemunho de duas mulheres jovens que estão conseguindo sucesso no tratamento da doença. A peça ressalta a importância do diagnóstico correto, do acesso à informação para combater o preconceito e mostra como o apoio de familiares e pessoas próximas é fundamental para que os pacientes se sintam queridos e respondam melhor ao tratamento.

A campanha reforça também que o diagnóstico correto, feito por especialistas, é imprescindível para que seus sintomas não sejam confundidos com outros males, como alergias, micose e caspa, por exemplo. A psoríase é uma doença crônica, autoimune (em que o organismo ataca a si próprio), não contagiosa e que pode ser recorrente. Ela tem gravidade variável, podendo apresentar desde formas leves e facilmente tratáveis até casos muito extensos, que levam à incapacidade física, acometendo também as articulações (artrite psoriásica).

A Sociedade Brasileira de Dermatologia defende que o Ministério da Saúde implante a Resolução da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2014, que reconhece a psoríase como uma doença crônica grave, incapacitante, não transmissível, dolorosa, desfigurante e para a qual ainda não existe cura.

A implementação da Resolução implica a necessidade da oferta de tratamentos públicos adequados, o que inclui os medicamentos biológicos para os casos de moderados a graves (de 10 a 20% dos pacientes).

A Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase tem apoio dos laboratórios farmacêuticos Abbvie, Janssen, Novartis e Lilly.

Ação no Congresso Também neste mês de outubro, a ONG Psoríase Brasil, parceira da SBD, promoverá ação no Congresso Nacional envolvendo a veiculação, no Espaço Mario Covas, na Câmara dos Deputados, de 25 a 27/10, do vídeo da campanha e de informações sobre a doença para parlamentares, jornalistas, pacientes e público em geral, além de simpósio com o tema "Entendendo a Psoríase e desmistificando conceitos. Novas perspectivas de tratamento da doença e como alavancar qualidade na vida desses pacientes", a se realizar no dia 27/10, das 9h às 11, no Plenário das Comissões, também na Câmera dos Deputados.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados