Obsessão feminina por cílios enormes pode ser perigosa, diz especialista



Obsessão feminina por cílios enormes pode ser perigosa, diz especialista

24 de março de 2011

Rímeis, cílios postiços e produtos para aumentar o volume dos pelos da região dos olhos se tornaram uma verdadeira obsessão feminina. Os cílios são hoje aliados indispensáveis do visual, fazendo dos olhos uma arma poderosa de sedução.

Vale lembrar, no entanto, que os cílios não são apenas acessórios para embelezar o olhar. Eles têm uma função orgânica de proteção, impedindo a entrada de poeira e de excesso de luz. Desta forma, é necessário adotar cuidados básicos para não danificar essa área tão sensível.

Para ajudar as mulheres na saúde e na beleza dos cílios, o site R7 conversou com a dermatologista Denise Steiner, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que falou sobre cuidados, dicas de limpeza e os principais pontos na hora de turbinar os cílios.

O USO EXCESSIVO DO RÍMEL PODE TRAZER PROBLEMAS, COMO A QUEBRA DOS CÍLIOS, POR EXEMPLO?
Normalmente não. O cílio não tem tanta facilidade de quebrar porque ele é um pelo muito curto, sem tendência a quebrar como um fio de cabelo, que cresce mais e parte ao meio. O que ele tem é um ciclo curto, de troca rápida, e pode cair com mais facilidade. Mas o rímel não costuma levar a esse efeito colateral de quebra do cílio.

QUAIS CUIDADOS SÃO NECESSÁRIOS NA HORA DE ESCOLHER UM RÍMEL?
É preciso ter confiança no produto. Nunca comprar aquela coisa de “fundo de quintal”. Os rímeis têm corantes, que em quantidades e proporções inadequadas podem ser prejudiciais. Deve ser uma marca idônea, trazer em sua embalagem que é não causa alergia, especificar se é um produto resistente ou não à água e aprovação da Anvisa.

E QUAIS OS EFEITOS COLATERAIS QUE O RÍMEL PODE CAUSAR?
Pode causar alergia, porque o produto tem pigmento. Se é um produto de qualidade inferior ou muito grosso, pode entrar resíduo nos olhos, causar conjuntivite, irritação e até terçol por entupimento. Na área dos olhos não é muito comum entupimento, pois não há muitas glândulas. Mas na linha dos cílios isso é possível. Além de alergia de uma maneira geral, que comprometerá a pele.

OS RÍMEIS QUE ALONGAM E ENGROSSAM OS CÍLIOS PODEM CAUSAR ALGUM PROBLEMA?
É a mesma coisa. O que acontece é que se tem dificuldade de retirar, então tem de usar mais produtos. Ou o contrário, como aqueles produtos que saem com qualquer umid…





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados