Nova diretoria da SBD dá início aos trabalhos da Gestão 2021-2022



Nova diretoria da SBD dá início aos trabalhos da Gestão 2021-2022

5 de janeiro de 2021
sbdnovagestao2021-22.jpeg

Ações institucionais

A diretoria escolhida para comandar a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) no biênio 2021-2022 começou oficialmente, nesta semana, sua atuação executiva de gerenciamento da entidade. Conduzido ao cargo de presidente da SBD, Mauro Enokihara deu início aos trabalhos ressaltando a meta de dar seguimento às ações de fortalecimento da especialidade, as quais vêm sendo implementadas nas sucessivas gestões. 

Conforme salientou Enokihara, o objetivo do atual grupo gestor é buscar o desenvolvimento da SBD de maneira representativa, mantendo iniciativas consistentes, conduzidas ao longo dos anos especialmente nas esferas de defesa da especialidade e do aprimoramento contínuo da educação médica. “Entramos no segundo século da história de nossa sociedade com um acervo de realizações, o que é motivo de orgulho para os associados desta que é uma das mais antigas instituições da área médica do País”, destacou.

No desempenho das funções à frente da entidade, o presidente da SBD ressaltou ser fundamental para todos os envolvidos o desejo de servir adequadamente às demandas de cada associado. Segundo ele, isso tem sido expresso continuamente pelo time que atuará em diferentes funções, com foco na consolidação do prestígio da dermatologia brasileira nos âmbitos nacional e internacional.

Além de Mauro Enokihara, estarão à frente da SBD, durante o biênio 2021-2022, especialistas reconhecidos por suas trajetórias profissional, acadêmica e associativa. Na avaliação do presidente, a dermatologia ganha ao contar, em sua maior entidade, com a atuação de profissionais que aliam experiência e motivação para inovar. A seguir, conheça um pouco mais sobre cada um dos membros da nova diretoria da SBD:

•    Presidente – Mauro Enokihara
Graduado pela Faculdade de Medicina do ABC. É mestre e doutor em Dermatologia, pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), sendo professor adjunto do Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina/Unifesp. Possui título de especialista pela SBD-AMB. Já ocupou as presidências da SBD Regional São Paulo (SBD RESP) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Atuou como membro da Comissão do Título de Especialista (TED) da SBD e das Câmaras Técnicas de Dermatologia do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). É sócio fundador e ex-presidente do Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM).

•    Vice-Presidente – Heitor Sá Gonçalves
É dermatologista pela SBD-AMB e doutor em Farmacologia Clínica. Atua como chefe do serviço credenciado da SBD/Centro de Dermatologia Dona Libânia e na Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Também é membro da Comissão do Título de Especialista (TED) da SBD e professor associado de Dermatologia do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará. Já exerceu as funções de presidente da SBD Regional Ceará, secretário da Diretoria da SBD (Gestão 2005-2006) e coordenador dos Departamentos de Hanseníase e de Doenças Infectoparasitárias.

•    Secretária-geral – Cláudia Alcântara Gomes
Graduou-se em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui mestrado em Dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Concluiu residência médica em Dermatologia pela UFRJ /Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e tem títulos de especialista em Dermatologia pela SBD-AMB e pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC). É médica responsável pela Dermatologia do Hospital Barra D´Or e pelo Programa de Prevenção ao Câncer da Pele da FAPES/BNDES. Atuou como médica dermatologista da Secretaria Municipal de Saúde (1999 a 2006) e como professora colaboradora da disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Grande Rio (Unigranrio), entre 2005 e 2006. Foi secretária-geral da SBD, na Gestão 2019-2020; tesoureira da SBD Regional Rio de Janeiro (2017-2018); secretária-geral da SBD Regional Rio de Janeiro (2009-2010); e coordenadora do Departamento de Laser da SBD Regional Rio de Janeiro (2007-2008).

•    Tesoureiro – Carlos Baptista Barcaui
É doutor em Dermatologia pela Universidade São Paulo (USP) e mestre em Dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPM). Ocupou o cargo de tesoureiro da SBD, no período de 2011 a 2012. Foi presidente da SBD Regional Rio de Janeiro (2009-2010) e secretário-geral da mesma entidade no período de 2007-2008. É professor associado de Dermatologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

•    Primeiro-secretário – Geraldo Magela Magalhães
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), concluiu residência-especialização em Dermatologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É doutor em Dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor adjunto de Dermatologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ocupou a presidência da SBD Regional Minas Gerais (2013-2014). Na mesma entidade, atuou também como 1º secretário, no período 2009-2010, e coordenador de Eventos Científicos, de 2017 a 2018. Desde 2007, atua como membro do Conselho Deliberativo da SBD, onde também colaborou como assessor do Departamento de Cosmiatria (2015-2016), assessor do Departamento de Laser e Tecnologias (2018-2019), e membro da Comissão do Título de Especialista (TED), desde 2016. Participa como membro da Câmara Técnica em Dermatologia do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG), desde 2013.

•    Segundo-secretário – Beni Grinblat
Concluiu graduação em Medicina na Universidade de São Paulo (USP) e residência médica em Dermatologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Atuou com secretário da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), na Gestão 2017-2018, e secretário da SBD Regional São Paulo, na Gestão 2019-2020.  Integrou a Câmara Técnica de Dermatologia do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp). É médico colaborador do Ambulatório de Terapia Fotodinâmica do HCFM-USP e coordenador do curso de pós-graduação em Oncodermatologia, no Hospital Albert Einstein.

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados