Nota de pesar: Antônio Renê Diógenes de Sousa



Nota de pesar: Antônio Renê Diógenes de Sousa

10 de dezembro de 2018
logo-sbd-luto-atual.png

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lamenta profundamente o falecimento do médico Antônio Renê Diógenes de Sousa. Reconhecido como defensor da causa dos médicos, pacientes e da medicina, Renê faleceu na manhã desta quinta-feira (13/12), aos 54 anos. Atualmente, ocupava a presidência da Regional Ceará, onde já havia exercido o cargo em quatro ocasiões, durante o período de 2006 a 2012. A capacitação e a educação médica continuada constituiam marcas de suas gestões. Desde 2013, era membro da Comissão de Ética e Defesa Profissional da SBD.

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1991), onde fez residência em pediatria e dermatologia, trabalhou como médico da emergência pediátrica do Instituto Dr. José Frota, o maior hospital de emergências do Ceará. Também atuou como preceptor da residência médica do Centro de Dermatologia Dona Libânia por mais de 20 anos, além de ter ocupado o cargo de delegado da SBD-CE e membro da Câmara Técnica de Dermatologia do CRM-CE, ambos desde 2010.

Com trajetória acadêmica e profissional intensas, exerceu suas atividades por meio da assistência aos pacientes mais necessitados e contribuiu para a formação de dezenas de dermatologistas cearenses. Foi professor convidado da Universidade Federal do Ceará, professor assistente da Universidade de Fortaleza, professor de práticas médicas da Universidade Estadual do Ceará e professor e coordenador da disciplina de dermatologia da Universidade Estadual do Ceará.

"Esse profissional brilhante que era antes de tudo um brilhante ser humano e uma pessoa dedicada à simplicidade, empatia e compaixão pelos mais necessitados, deixa para todos os dermatologistas do Ceará e para a maioria dos seus amigos no Brasil, esse legado de como ser digno e competente na sua profissão", afirma Heitor de Sá Gonçalves.

O corpo do médico será velado na funerária Ethernus (Fortaleza) a partir das 22h desta quinta-feira e se estenderá durante toda a madrugada. Às 10h de sexta-feira será realizada uma missa no mesmo local. O sepultamento ocorrerá no sábado, às 10h, em Jaguaribe (CE).

A Diretoria da SBD Nacional externa sua solidariedade aos familiares, amigos e colegas neste momento de dor.

Diretoria da SBD Nacional
Gestão 2017/2018

 

 

 

 

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados