No SBDcast desta quarta-feira (3), fique por dentro de dicas importantes sobre infiltração com corticoide



No SBDcast desta quarta-feira (3), fique por dentro de dicas importantes sobre infiltração com corticoide

3 de março de 2021
sitesbdcast03-03.jpg

Nesta quarta-feira (3/3), tem novo SBDcast no ar. O tema da vez é “Infiltração com corticoide: dicas práticas”. Dentre os assuntos abordados estão: indicações para o procedimento, doses e diluições ideais, e formas de aplicação. Este é o mais novo episódio do serviço de podcasts criado pela Gestão 2021-2022 que traz exposições exclusivas para os associados sobre assuntos de interesse para a dermatologia.

A convidada especial desta edição é a Giselle Seabra, mestre em Dermatologia pela UFRJ, professora colaboradora do Serviço de Dermatologia da UFRJ e assessora do Departamento de Cirurgia da SBD.  A moderação ficou por conta da secretária-geral da entidade, Cláudia Alcantara Gomes.   

Infiltração – “É um prazer falar das nossas práticas do dia a dia, a infiltração com corticoide é um procedimento muito importante. Se o dermatologista ainda não realizou, certamente, realizará na sua trajetória. Usamos o corticoide especialmente em duas grandes situações: cicatrizes hipertróficas e queloides, quando queremos provocar atrofia; e como ação anti-inflamatória, como na alopecia areata”, esclarece Giselle Seabra.

Ela salientou também algumas dicas práticas e recomendou que, caso o dermatologista ainda tenha insegurança em fazer a aplicação do corticoide intralesional, mas precise de atrofia, que ele comece com a dose mais baixa, que é de 20 mg. Além disso, deu orientações sobre os produtos disponíveis no mercado brasileiro e apontou as diferenças entre eles.

O SBDcast foi lançado em fevereiro deste ano, como um novo canal de conhecimento, ciência e informação da entidade. Sempre às quartas-feiras, exclusivamente para os associados, é lançado um novo episódio, que fica disponível na área do sócio no site e também no aplicativo da SBD.

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados