Monumentos de Brasília, Minas Gerais, Amazonas e São Paulo são iluminados nas cores roxo e laranja por conta da psoríase



Monumentos de Brasília, Minas Gerais, Amazonas e São Paulo são iluminados nas cores roxo e laranja por conta da psoríase

27 de outubro de 2021
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Manaus, Brasília, Belo Horizonte e São Paulo estão entre as cidades que aderiram à Campanha Nacional de Conscientização sobre Psoríase, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Nestas localidades e em outros municípios do País, gestores públicos abraçaram essa causa e aceitaram iluminar prédios e monumentos nas cores roxo e laranja, que são a marca registrada da iniciativa.

O objetivo é chamar a atenção da população para a psoríase, uma doença da pele, relativamente comum, crônica, não contagiosa e que tem tratamento. Trata-se de um quadro auto inflamatório, no qual por predisposição genética, surgem lesões avermelhadas e que descamam na pele. 

Aspectos ambientais e emocionais podem funcionar como gatilho para o início de crise, que podem ser controladas com a ajuda de dermatologistas. Há inúmeras opções de tratamento (tópicos, sistêmicos, biológicos e com fototerapia) para a psoríase. A escolha terapêutica da melhor para cada caso deve sempre ser feita por um médico dermatologista.

Monumentos – Dentre os prédios e monumentos iluminados em roxo e laranja estão o Congresso Nacional, em Brasília; o Palácio do Buriti (sede do Governo do Distrito Federal); a sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), na capital paulista; e a Fonte Cruzeiro do Sul, na Praça da Liberdade, e a Prefeitura Municipal, ambos em Belo Horizonte. A fachada do Teatro Amazonas, em Manaus, também receberá a iluminação especial no dia 29 de outubro – data em que é celebrado o Dia Nacional e Mundial da Psoríase.

As entidades também foram convidadas a compartilhar as mensagens de prevenção em seus canais de comunicação para que a mensagem de combate ao preconceito e melhora da qualidade de vida das pessoas portadoras da doença chegue a mais pessoas.  A campanha também ganhou o apoio de artistas e influenciadores, como a cantora Kelly Key, que tem o diagnóstico de psoríase, e o jornalista Fernando Rocha.

Como parte das atividades, a SBD também realizará uma live a população nesta sexta-feira (29), quando interessados poderão interagir com especialistas. A transmissão ocorrerá no canal do Youtube da instituição e visa tirar as principais dúvidas que a sociedade civil tem acerca do tema. 





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