Ministério da Saúde abre a consulta pública para tratamento de psoríase pelo SUS



Ministério da Saúde abre a consulta pública para tratamento de psoríase pelo SUS

10 de abril de 2019
consultapublipsoriase.jpg

Está aberta até o dia 22 de abril a consulta pública n. 22 do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Psoríase. Médicos, pacientes e população estão convocados para acessar o site da Conitec e contribuir com suas sugestões ou críticas ao protocolo apresentado pelo MS.

Confira o resumo das propostas de incorporação dos medicamentos. 

Conheça posicionamento oficial da SBD nesta consulta pública. A sociedade médica:

  1. defende que a melhor opção é a liberação de todos os imunobiológicos elencados no tratamento da psoríase no PCDT (adalimumabe, etanercepte, ustequinumabe e secuquinumab) deixando a escolha a cargo do médico assistente, que avaliaria as comorbidades e características clínicas de cada paciente individualmente, em vez de estabelecer linhas terapêuticas;
     
  2. não concorda com a não liberação da combinação "calcipotriol + dipropionato de betametasona", uma vez que esta formulação tem melhor perfil de segurança, maior adesão ao tratamento por parte dos pacientes e melhor eficácia do que princípios ativos isolados;
     
  3. sugere que a lista de exames laboratoriais elencada no PCDT não deva ser caracterizada como “exigência” para a dispensação dos medicamentos, e sim, como uma "diretriz" para a condução da terapêutica.

Acesse o passo a passo para sua contribuição.

É fácil participar. Médicos, pacientes e população geral podem e devem contribuir com essa importante decisão para os pacientes com psoríase!

Contribua: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=46546.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados