Manter a autoestima ajuda no tratamento de psoríase



Manter a autoestima ajuda no tratamento de psoríase

30 de outubro de 2016
manter-a-autoestima.jpg

A psoríase é uma doença crônica que não tem cura, mas pode ser controlada com o tratamento correto. No entanto, muitos pacientes sofrem com depressão e baixa autoestima. Os sintomas da doença se manifestam na pele, em regiões como cotovelos, joelhos e couro cabeludo, o que evidencia as lesões. Mas cobrir a pele o tempo todo, pode piorar os sintomas. Manter a autoestima e não se intimidar ao deixar a pele à mostra são parte importante do tratamento. Veja como se proteger do preconceito e enfrentar a situação da melhor maneira possível.

 

1. Informação é o melhor remédio

A psoríase é uma doença relativamente desconhecida. Converse com seus familiares, amigos e colegas de trabalho. Explique os sintomas e deixe claro que não se trata de uma doença contagiosa;

2. Socialize

Tenha atitude positiva, e evite o isolamento. Se tiver dificuldades, procure associações ou grupos de apoio. Troque experiência com outros pacientes. Está comprovado que quem frequenta grupos de apoio responde melhor ao tratamento.

3. Não se compare

Tratamento produz efeitos diferentes em pessoas diferentes. Não se automedique. Procure um dermatologista para se informar sobre qualquer procedimento ou medicamento que acredite poder melhorar sua condição. Lembre-se que tratamentos sem comprovação científica não garantem resultados e podem colocá-lo em risco.

4. Roupas

Ao escolher suas roupas, o paciente com psoríase deve privilegiar o algodão, um tecido produzido com fibras naturais. Evite materiais que impedem a transpiração, como a lycra e o poliéster, por exemplo. Eles favorecem a proliferação de fungos. O conforto deve ser palavra de ordem. Escolha sempre peças que não limitem os movimentos. Roupas justas são desconfortáveis para os pacientes, porque atritam mais facilmente com a pele, podendo desencadear mais descamação e crises de coceira. No inverno, lembre-se de colocar uma peça de algodão sob os casacos de couro e de lã para evitar o contato direto da pele com materiais que podem ser alergênicos. Ao lavar as roupas, prefira sabão de coco ou neutro para evitar reações alérgicas. Evite amaciantes. Uma colher de vinagre na última enxaguada ajuda a amaciar as roupas. Além disso, o vinagre tem efeito bactericida. Mantenha a autoconfiança: evite cobrir as áreas afetadas pela doença sempre que possível. A psoríase não é contagiosa. A informação é a melhor arma para combater o preconceito.

5. Mantenha uma vida saudável

Cuide de sua alimentação, mantenha o peso adequado e evite álcool e cigarros. Ter um corpo saudável fortalece a imunidade e melhora a condição dos pacientes.

 

Controle a psoríase e não deixe que a doença o controle. A doença não tem cura, mas pode ser controlada, garantindo uma vida normal aos portadores.

 

 

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados