Maneiras de proteger a pele no verão



Maneiras de proteger a pele no verão

18 de janeiro de 2017
imagem-coringa-branco-800x600.jpg

solconsciente-01

O verão chegou e a atenção com a pele deve ser redobrada. A exposição ao sol requer cuidados, já que ele emite raios ultravioletas UVA e UVB, responsáveis pelos danos causados na pele como, por exemplo, o câncer e o envelhecimento cutâneo, tornando-a flácida e opaca, e favorecendo o aparecimento das linhas, rugas e manchas solares. Para garantir uma pele saudável por muito tempo, é preciso saber o que fazer para proteger, sobretudo estando na praia, na piscina ou durante as atividades ao ar livre. Usar filtro com fator de aplicação solar (FPS) de no mínimo 30, lembrando de reaplicar o produto a cada duas horas ou em caso de transpiração excessiva ou de mergulhos prolongados, e não se expor ao sol entre 10h e 16h, são medidas obrigatórias.

A forma correta do uso também é fundamental. A primeira aplicação do produto deve ser feita com no mínimo 15 minutos antes da exposição, de preferência sem roupa ou com a menor quantidade possível. Duas formas de aplicação são recomendadas pela SBD: a aplicação em duas camadas ou a utilização da regra da colher de chá. Outras medidas de precaução são o uso de chapéu com abas, boné, viseira e óculos escuros. Ficar a maior parte do tempo sob uma barraca de tecido de cor clara, que reflete os raios solares, é importante para minimizar a exposição.

Conheça todas as recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) no Consenso Brasileiro de Fotoproteção, primeiro documento oficial sobre o assunto no Brasil. A publicação oferece uma orientação adequada sobre fotoproteção e como ter uma relação saudável com o sol, considerando as características climáticas do país e da miscigenação de sua população.

 

regra-da-colher-de-cha





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados