Hospital Universitário realiza mutirão contra câncer de pele



Hospital Universitário realiza mutirão contra câncer de pele

28 de novembro de 2019
hospital-univ-walter-cantidio-fortaleza.jpg

O Hospital Universitário Walter Cantídio, em Fortaleza, realiza um mutirão de prevenção e combate ao câncer de pele. O evento ocorrerá no Serviço de Dermatologia da unidade, no próximo dia 7 de dezembro, das 8h às 12h. Na oportunidade, serão distribuídas 300 fichas para atendimento. Por essa razão, recomenda-se que os interessados compareçam até as 11h. 

O chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital, Prof. Dr. José Wilson Accioly Filho, aponta que a campanha apresenta dois objetivos centrais: diagnóstico precoce do câncer de pele e orientações sobre as medidas de fotoproteção. Ainda segundo o dermatologista, se a pessoa tem mancha ou ferida que não cicatriza e que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento, deve comparecer ao mutirão. 

“Reforçamos isso porque sempre aparecem pessoas querendo tratar micoses e outras enfermidades relacionadas à pele e não é esse o foco do mutirão”, comenta o especialista, que acrescenta a inclusão de atividades educativas, como aulas expositivas sobre fotoproteção e como suspeitar do câncer da pele, além da distribuição de filtro solar aos participantes.

Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja. A ação faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Desde então, sempre no último mês do ano, são realizadas diferentes ações em parceria com instituições públicas e privadas para informar a população sobre as principais formas de prevenção e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento. O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.

SERVIÇO
20º Mutirão do Câncer de Pele no Hospital Universitário Walter Cantídio
Quando: 7 de dezembro de 2019 (sábado)
Onde: Serviço de Dermatologia do HUWC (Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, Rodolfo Teófilo – ao lado da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand)

Fonte: CNEWS





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados