HC-UFTM participa do movimento Dezembro Laranja no próximo dia 7



HC-UFTM participa do movimento Dezembro Laranja no próximo dia 7

28 de novembro de 2019
hc-ufmt.jpg

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro participa, no próximo dia 7, da 21.ª edição da campanha Dezembro Laranja. Serão oferecidos atendimentos gratuitos à população, coordenados por dermatologistas, das 9h às 15h, no Ambulatório de Especialidades. O endereço é avenida Getúlio Guaritá, 331, em Uberaba. O participante precisa portar documento com foto.

Identificar suspeitas de câncer de pele e direcionar os casos para tratamento são os principais objetivos da iniciativa, organizada nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD. Também estará em foco o esclarecimento da população quanto à importância de se adotar medidas preventivas contra a doença.

“A identificação precoce do câncer de pele aumenta as chances de cura e evita danos ou mutilações mais profundas”, alerta o presidente da SBD, Sergio Palma. Já o coordenador nacional da campanha, Elimar Gomes, explica que quase 90% dos diagnósticos da doença no país são do tipo carcinoma, que se manifestam na forma de manchas avermelhadas, lesões brancas elevadas ou mesmo feridas que não cicatrizam. 

Os melanomas, por sua vez, apresentam-se como pintas com bordas irregulares e que com o tempo mudam de cor e relevo. “Ocorrem em média 1,9 mil mortes por ano, no Brasil, em decorrência dos carcinomas e 1,7 mil devido a melanomas. A conscientização pública é uma das formas de reduzir o número de casos”, afirma Gomes.

Em 2018, a ação promoveu 26,1 mil atendimentos em todo o país, tendo identificado 3,8 mil casos de câncer. No HC-UFTM, foram 148 pacientes e 13 diagnósticos. Desde 1999, o Dezembro Laranja já beneficiou mais de 600 mil pessoas. Neste ano, a previsão é de que 30 mil homens e mulheres passem pelas consultas.

Fonte: Jornal de Uberaba





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados