Fórum de Certificação da Cirurgia Micrográfica define documento que respalda dermatologistas para a realização da técnica



Fórum de Certificação da Cirurgia Micrográfica define documento que respalda dermatologistas para a realização da técnica

18 de junho de 2017
forumcirurgiamicro.png

Forum Cirurgia Micrografica 3  

O Grupo de Trabalho para Certificação em Cirurgia Micrográfica de Mohs da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), se reuniu na sede da entidade, no dia 29 de maio, para a elaboração de documento que respalde a prática de dermatologistas preparados para executar a técnica. O texto foi apreciado e aperfeiçoado no dia 15 de junho, no Fórum de Certificação, ocorrido durante o 29º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), em São Paulo. A certificação será efetivada após submissão ao Conselho Deliberativo da SBD, em setembro.

“A certificação é um importante passo para facilitar o acesso à população dessa técnica, aumentando a resolutividade dos casos de câncer da pele no Brasil”, disse Flávio Luz, secretário-geral e coordenador do projeto para a Certificação da Cirurgia Micrográfica de Mohs da SBD.

Embora considerada o padrão-ouro para a maior parte dos cânceres da pele, a cirurgia micrográfica de Mohs ainda é pouco realizada no Brasil. Para a realização da técnica, o cirurgião micrográfico deve conhecer a oncologia cutânea, cirurgia dermatológica, dermatopatologia tumoral e histotécnica aplicada.

Estiveram presentes no Fórum, os dermatologistas Flávio Luz (secretário-geral da SBD); Glaysson Tassara e o Luiz Fernando Fleury Júnior (coordenadores do Departamento de Cirurgia Micrográfica); Sérgio Palma (vice-presidente da SBD); e Silvia Schmidt (segunda secretária da SBD).

  Forum Cirurgia Micrografica 1 Forum Cirurgia Micrografica 2  





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados