Familiares devem dar suporte ao paciente e ao tratamento



Familiares devem dar suporte ao paciente e ao tratamento

18 de outubro de 2015
solidariedade.jpg

Amigos, parentes e colegas de trabalho têm papel importante no apoio aos portadores de psoríase. Saiba como ajudar alguém próximo a você.

Informe-se

Entender a doença e suas consequências ajudam a compreender a condição de vida do portador e suas limitações emocionais. Eduque-se sobre os sintomas, as causas e os tratamentos.

Tratamento

A maioria dos pacientes, muitas vezes, usam um ou mais medicamentos para lidar com a doença. Mas a automedicação pode agravar os sintomas. Incentive uma visite ao especialista e ofereça-se para acompanhar. Isso pode ajudar o paciente a se lembrar e entender melhor o conselho do médico e a compreender o tratamento. Durante o período de cuidados, seja um incentivador para que o plano de tratamento seja mantido à risca.

Ajude a diminuir o estresse

Psoríase e estresse têm relação íntima. O estresse pode desencadear o aparecimento das placas, e as placas podem causar mais estresse. Encontrar maneiras de lidar com o estresse é uma parte importante para conviver melhor com a psoríase. Faça o seu melhor para ajudar a criar um ambiente livre de estresse para o doente. Disponha-se a ouvi-lo sempre que precisar.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados