ESCLARECIMENTOS À POPULAÇÃO



ESCLARECIMENTOS À POPULAÇÃO

10 de agosto de 2022

Dermatologistas esclarecem sobre riscos de exposição ao sol para todos os tipos de pele

Diante de comentários em redes sociais sobre o uso da Escala de Fototipos de Fitzpatrick, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) vem a público esclarecer que:

  • A escala de fototipos de Fitzpatrick é uma classificação internacional, existente há longa data (desde 1975), sendo atualmente a mais adotada para a determinação dos fototipos de pele no mundo todo. A escala tem aplicabilidade para questões técnico-científicas, como por exemplo, a elaboração do planejamento para tratamento de fototerapia. Vale ressaltar ainda que as informações apresentadas acima são reproduções da descrição original. De todo modo, o material carece de revisão, diante dos avanços das avaliações em termos de critérios de sensibilidade, danos, entre outros.
  • Em termos científicos, a sensibilidade é conceituada como a capacidade de perceber sensações físicas, tendência natural a reagir aos estímulos físicos, facilidade para se machucar por algum agente externo. Conforme consta no texto, a classificação aborda a sensibilidade de cada indivíduo relacionada exclusivamente à possibilidade de ocorrência de queimaduras solares (conceito de fotossensibilidade).
  • A melanina existente em pele com tons mais escuros absorve e dispersa a energia ultravioleta, concedendo muito mais tolerância à exposição solar. Isso permite, quase sempre, bronzeamento sem queimaduras. No entanto, tons de pele mais escuros ainda podem desenvolver queimaduras solares em algumas situações, como diante de altíssima exposição ao sol e do uso de medicamentos e tratamentos que tornam a pele mais sensível ao sol.
  • Porém, esse fato não significa que os demais danos relacionados à exposição ultravioleta (aumento do risco de câncer de pele, envelhecimento cutâneo, entre tantos outros) não aconteçam em pessoas com fototipos mais elevados.
  • Desta forma, a SBD recomenda que os cuidados com a exposição solar sejam adotados por todos, independentemente da cor da pele. Essa orientação, inclusive, é sempre destacada em campanhas anuais promovidas pela SBD com foco na prevenção ao câncer de pele (Dezembro Laranja).

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados