Documentário mostra atendimento a portadores de xeroderma pigmentoso em Araras (GO)



Documentário mostra atendimento a portadores de xeroderma pigmentoso em Araras (GO)

1 de março de 2016
imagem-coringa-branco-800x600.jpg

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) esteve em outubro do ano passado no povoado de Recanto das Araras, em Faina, a 240 quilômetros de Goiânia, para a realização do primeiro mutirão de atendimento à portadores de xeroderma pigmentoso (XP), doença rara provocada por mutação genética que eleva em até mil vezes o risco de câncer da pele. O local apresenta a maior taxa mundial de xeroderma, com um caso para cada 40 habitantes. Lá vivem apenas 800 pessoas.

Durante dois dias, uma equipe de dermatologistas atendeu mais de 700 pessoas afetadas ou portadoras de XP. aOs bastidores da visita foram captados pela SBD e viraram um documentário bilingue que está sendo divulgado nas redes sociais e será entregue ao presidente da Academia Americana de Dermatologia, durante o 74o Meeting da AAD (4-8 de março, nos EUA), além de representantes do poder público e entidades que participaram da ação, entre outros.

O trabalho também consolidou a criação do Grape-SBD Xeroderma Pigmentoso Araras – GO, sob a coordenação da dermatologista Sulamita Costa Wirth Chaibub. Agora, o grupo médico dará apoio permanente tanto no tratamento como em educação em saúde, visando prevenção consistente das consequências da doença e uma maior qualidade de vida dos pacientes.

Essa foi a primeira vez que a SBD Nacional com os apoios das Regionais Goiás, presidida por Adriano Loyola, e São Paulo, dirigida por Reinaldo Tovo, além do laboratório La Roche Posay, realizaram exames específicos para tentar identificar possíveis lesões na pele.

“Agradecemos o envolvimento de todas as pessoas nesse valioso trabalho que terá continuidade com nova visita dos dermatologistas à região este ano”, disse o presidente da SBD, Gabriel Gontijo. Veja o vídeo na íntegra. 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados