Dezembro Laranja: dermatologistas realizam milhares de atendimentos gratuitos à população



Dezembro Laranja: dermatologistas realizam milhares de atendimentos gratuitos à população

10 de dezembro de 2019
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Realizada há 21 anos em todo o país, iniciativa vem ajudando a reforçar a importância da conscientização para o diagnóstico e prevenção do câncer da pele, o de maior incidência entre os brasileiros

Informação e atendimento à população, iluminação na cor laranja de monumentos nacionais, divulgação extensiva pela imprensa, parceria com entidades públicas e privadas e engajamento de personalidades fazem parte da 21ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele da SBD, o Dezembro Laranja. Com o lema "Um sinal pode ser câncer de pele", a ação alerta a população sobre a conscientização e prevenção do câncer da pele, com a utilização de medidas de fotoproteção, bem como ida regular ao médico dermatologista.

A atividade mais importante da campanha ocorreu neste sábado, dia 7 de dezembro, das 9h às 15h, quando cerca de 20 mil pessoas (dados preliminares) foram atendidas gratuitamente por 4 mil dermatologistas, residentes e acadêmicos de medicina e voluntários em centenas de serviços de saúde do Brasil (fotos a seguir). 

Organizada pela Diretoria da SBD Nacional gestão 2019/2020, captaneada pelo presidente Sérgio Palma, e sob a coordenação do dermatologista Elimar Gomes, a ação de 2019 contou com o apoio das Regionais da SBD para a sensibilização da população e contribuição para acelerar o diagnóstico e tratamento precoces dos pacientes que mais necessitam de cuidados médicos. 

“É preciso conscientizar as pessoas sobre o câncer da pele a partir da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado com o médico dermatologista. A exemplo das edições anteriores, a SBD mobilizou o país inteiro em prol desse movimento de educação em saúde. O câncer de pele é uma das doenças que mais acometem a população mundial, e seu tratamento é da competência do médico dermatologista. Portanto, o envolvimento do especialista neste dia foi fundamental, assim como o papel da imprensa na divulgação dessa importante ação de saúde e do público em geral, que foi em grande número buscar atendimento médico”, explica Sérgio Palma.

Aplicativo para auxiliar a estatística

Pela primeira vez, a fim de otimizar o processo de compilação de dados de atendimento realizada pelos dermatologistas nos postos de saúde do país, a SBD utilizou um aplicativo, que monitorou em tempo real as principais informações obtidas na campanha, como números dos diferentes tipos de câncer da pele e de atendimentos nos Serviços participantes, entre outros. 

Além de agilizar a coleta de dados e produzir relatórios mais eficientes, a inovação traz mais confiabilidade à ação da entidade. “Essa foi uma decisão estratégica da Diretoria. Por meio de uma ferramenta moderna e de simples uso, aceleramos a compilação dos números de atendimento da campanha nacional de câncer da pele, o que ajudará na divulgação dos resultados e participação no desenvolvimento de políticas públicas de saúde voltadas para o enfrentamento da doença”, explica o presidente Sérgio Palma. 

Segundo o tesoureiro da gestão, Egon Daxbacher, a mudança encurta o ciclo de lançamentos dos dados gerais da campanha, passando de cinco meses para algumas semanas. "O aplicativo e a nova plataforma administrativa são capazes de processar, analisar e disponibilizar com mais eficiência os resultados obtidos na ação. Tudo em tempo real, por meio da internet, e o sistema foi preparado para funcionar mesmo sem sinal na hora do atendimento. Anteriormente, por ser feito de forma manual, o processo de compilação dos dados demandava muito tempo. Agora, por meio dessa tecnologia efetivada pela primeira vez pela SBD Nacional, conseguimos ter acesso aos números de forma rápida e precisa, proporcionando uma comunicação mais aprimorada, sobretudo no fornecimento de informações para a imprensa, que poderá divulgar os dados ainda no mês da campanha e até mesmo poucos dias depois do atendimento. Por outro lado, no âmbito da saúde, a ferramenta poderá auxiliar no desenvolvimento de ações e políticas visando uma melhor organização da rede de saúde para o tratamento e para a diminuição do número de casos da doença em longo prazo", disse.

O presidente da SBD, Sérgio Palma, ressalta o trabalho coletivo dos integrantes da Diretoria, todos empenhados para que a campanha ganhe mais repercussão. “O controle do câncer da pele é um desafio para a saúde brasileira, e todos desta Diretoria atuaram conjuntamente na construção de estratégias de prevenção da doença que envolvessem não apenas o dia de atendimento à população, mas que também promovessem a disseminação da informação, e especial atenção aos grupos populacionais mais suscetíveis à doença, como as pessoas de idade mais avançada”, realça. 

Confira a mobilização de algumas Regionais e Serviços Credenciados da SBD Nacional.

Santa Casa de São Paulo

Goiânia

Vitória (ES)

Porto Alegre (RS)


 

Santa Casa de Misericórdia do Recife (PE)

Santa Casa de Curitiba (PR)

São João Del Rey (MG)


 

Rio de Janeiro

Pará

Sergipe

Piauí

Distrito Federal


 

Ação de conscientização no Maracanã  (RJ)

Monumentos nacionais


Estátua de Padre Cícero em Juazeiro do Norte (CE)


Elevador Lacerda (BA)

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