Dezembro Laranja completa sete anos em 2020 com diversas ações digitais



Dezembro Laranja completa sete anos em 2020 com diversas ações digitais

7 de janeiro de 2021
roda-gigante-dl.jpeg

O dia 1º de dezembro marcou o início da Campanha Dezembro Laranja, que completou sete anos em 2020 e, em virtude da pandemia de Covid-19, foi realizada exclusivamente no formato digital em todos os canais da SBD. Sob a coordenação do dermatologista Elimar Gomes, o tema da ação enfatizou que câncer da pele é coisa séria e que a conscientização deve começar desde a infância. Para isso, contou com os embaixadores e influenciadores Maria Clara e JP, que divulgaram o movimento em suas redes sociais e convidaram crianças e adultos para conhecerem de forma descomplicada as formas de prevenção e de tratamento disponíveis. Além das divulgações nas redes sociais direcionadas para a população, a SBD promoveu lives para os médicos sobre casos desafiadores e tratamento no melanoma.

Em paralelo, os Serviços Credenciados e Regionais da SBD realizaram algumas ações de atendimento ao público, respeitando os cuidados gerais com a saúde diante da pandemia. No entanto, um fato que chamou a atenção dos especialistas foi a redução de quase 50% na procura por exames na rede pública de saúde e também nos consultórios. De janeiro a setembro de 2020 foram computados 109.525 exames para diagnosticar o câncer da pele. No mesmo período no ano passado, o fluxo de atendimento foi bem mais expressivo, com a realização de cerca de 210 mil exames. O estado de São Paulo, que em 2019 realizou o maior número de exames, cerca de 80 mil, este ano não chegou aos 35 mil.

Locais públicos iluminados 

Diversos monumentos públicos ganharam iluminação especial durante o mês de dezembro. O Cristo Redentor foi o primeiro a aderir a campanha nacional de prevenção ao câncer da pele da SBD. O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Maracanã, monumento dos Três Marcos, em Goiânia, Forte de Santo Antônio, em São Luís do Maranhão, Santa Casa de Curitiba, CRM-SC, Fiesp, Roda Gigante Rio Star, Câmara dos Deputados, Congresso Nacional, Ministérios e Itamaraty também receberam tons da cor símbolo da campanha. O objetivo da SBD é tornar o movimento ainda mais conhecido pela população, além de informar sobre a doença, formas de tratamento e diagnóstico precoce e correto.  

Live com Paula Toller

Ainda em dezembro também foi promovida live com a cantora Paula Toller para conscientizar a população sobre a  prevenção do câncer de pele. O show foi transmitido pelo canal do YouTube da entidade e teve grande engajamento do público. Além da cantora, diferentes personalidades participaram do movimento vestindo a cor laranja.

Vídeo para conscientizar

O Dezembro Laranja 2020 também contou com a divulgação de um vídeo protagonizado por crianças e adolescentes que falaram sobre os grupos de risco e como identificar as lesões de pele.
Ainda precisamos ter muita atenção aos casos da doença. No Brasil, são registrados 180 mil novos casos por ano, sendo que 30% dos cânceres são malignos. É uma luta permanente da SBD para que a doença tenha seus números reduzidos. Para isso, contamos com o seu engajamento não só dezembro ou no verão, mas durante todo o ano.

Saiba mais: Jornal Nacional destaca o alerta dos dermatologistas para a importância do diagnóstico precoce do câncer de pele





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados