Dermatologistas debatem novos tratamentos para psoríase em São Paulo



Dermatologistas debatem novos tratamentos para psoríase em São Paulo

27 de outubro de 2018
mesaabertura.jpg

Neste sábado (27/10), a Sociedade Brasileira de Dermatologia realizou a décima edição do Simpósio Nacional de Psoríase para a discussão do diagnóstico e avanços no tratamento da doença. Neste ano, o encontro ocorreu em conjunto com o 2º Simpósio Nacional de Imunobiológicos, em São Paulo. Sob a coordenação científica dos dermatologistas Caio César Silva Castro (coordenador das ações voltadas à psoríase) e Paulo Ricardo Criado (coordenador do Departamento de Medicina Interna da SBD), foram discutidos temas ligados à pesquisa, políticas de saúde e tratamentos com a participação de professores e pesquisadores renomados.

Representante da Diretoria na abertura do evento, Sérgio Palma (vice-presidente da SBD), deu boas-vindas aos participantes e comentou sobre a importância de maior envolvimento do dermatologista com as doenças inflamatórias sistêmicas, de curso crônico e imunomediadas, como a psoríase, além das terapias atuais em prol da saúde e melhor qualidade de vida dos pacientes.

Na sequência, durante sua explanação, Palma destacou as recentes conquistas da SBD, como a avaliação do resultado da Consulta Pública n. 26 pela Conitec e recomendação inicial da incorporação ao SUS dos medicamentos adalimumabe, secuquinumabe, ustequinumabe e etanercepte para o tratamento da psoríase moderada a grave em pacientes que apresentam falha terapêutica ou contraindicação ao uso das terapias tradicionais.

Também comentou sobre a decisão de incorporação do adalimumabe para o tratamento da hidradenite supurativa (HS) moderada a grave em pacientes adultos que não respondem adequadamente à terapia clássica, recém-publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Já o coordenador do Departamento de Medicina Interna da SBD, Paulo Criado, ressaltou que os avanços na medicina molecular trazem uma nova era para a dermatologia. Segundo ele, vivemos o início de uma fase em que os tratamentos imunobiológicos conseguem resgatar a qualidade de vida perdida por muitos pacientes e cada vez temos tratamentos mais individualizados para cada situação ou grau da doença.

O coordenador das ações voltadas à psoríase, Caio Castro, agradeceu à Diretoria pela confiança depositada na coordenação nacional das ações voltadas para a psoríase na atual gestão, e também aos palestrantes, que vieram das diversas regiões do país para apresentar suas experiências e darem suas contribuições, num esforço conjunto para a qualificação dos especialistas.

Confira aqui a programação do evento que contou com o apoio da SBD-Resp.

Live no Facebook
Na segunda-feira, Dia Mundial de Conscientização da Psoríase (29/10), a dermatologista Sineida Berbert Ferreira estará ao vivo no auditório do O Globo, no Rio de Janeiro, respondendo às principais dúvidas sobre a psoríase. A entrevista será transmitida a partir das 15h no Facebook da SBD e faz parte das ações da entidade voltadas para o esclarecimento da doença.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados