Dermato SP: qualidade em primeiro lugar



Dermato SP: qualidade em primeiro lugar

8 de setembro de 2015

dsc01431_edit

As atividades científicas desta segunda-feira (7) contaram com um simpósio especial: “Como fazer adequadamente uma pesquisa clínica”, coordenado pela secretária geral da SBD, Leandra Metsavaht, e pelo coordenador do Departamento de Educação Médica Continuada de Harvard Medical School (DCE- HMS) e professor colaborador do curso de “Principles and Practice of Clinical Research”, de Harvard Medical School, Leonardo Metsavaht. Na aula, que abriu as atividades científicas do dia, foramabordadas questões como: “Você sabe fazer uma pesquisa científica?” e “Como ter uma visão crítica na análise de artigos científicos”, com ampla participação da plateia.

“Nosso objetivo nessa sessão foi convidar o jovem dermatologista à reflexão crítica mais profunda de suas fontes de estudos e informação, e introduzir conceitos básicos para aquele que pretende se envolver no desenvolvimento de estudos clínicos”, disse Leandra. A médica adianta que a palestra fará parte do Curso de Introdução à Metodologia Científica, a ser realizado no Congresso Brasileiro de Dermatologia 2016, em Porto Alegre.

A programação também contou com a aula “Caminhos e Desafios para a Implementação daTeledermatologia”, parte do simpósio “Teledermatologia, onde estamos, para onde vamos”. Em sua apresentação, o professor adjunto da Unesp Botucatu, Hélio Miot, realçou os desafios e os rumos da teledermatologia no país, enfatizando a importância da SBD em promover e estimular esse tipo ação.

“Além de a Sociedade ganhar visibilidade, fortalecemos o dermatologista frente a outros especialistas”. O médico aproveitou para sugerir projetos de teledermatologia em cidades brasileiras desassistidas. “A tecnologia não é mais limite, e ter teleassistência em áreas que possuem poucos dermatologistas seria um ganho para o paciente e aumentaria a representatividade do nosso especialista”.

Movimentaram a parte da tarde, entre outros, os simpósios de diversos Departamentos da SBD, como o de Cosmiatria, Cirurgia Micrográfica de Mohs e Biologia Molecular, Genética e Imunologia e a conferência internacional “Medicamentos off label: recurso, investigação e necessidade”, ministrada pelo presidente da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venerealogia (SPDV), Américo Figueiredo, que abordou o papel da indústria nos tempos atuais e as propostas para o futuro, levando grande públicopara a a sala Augusta.

dsc01479_edit

Coordenado pela dermatologista Adriana Leite, a sessão especial “Dermocosméticos orgânicos e veganos: o que são”, foi uma das mais concorridas do dia. A aula esclareceu o que são cosméticos naturais, orgânicos e vegans, e chamou a atenção tanto dos médicos quanto do público em geral para a leitura detalhada rótulos dos produtos comercializados.

“É válido ressaltar que o consumidor quer hoje qualidade e, por isso, tem tido mais consciência na hora de escolher os produtos e em certificar a formulação dos rótulos”, comenta. É aí que entra a preferência de muitos pelos cosméticos éticos, ativos com garantia de origem e procedência, e que contém rótulos esclarecedores e precisos, além de possuírem embalagens eco friendly biodegradáveis e recicláveis.

Ao fim do terceiro dia de Congresso, ocorreu o simpósio do Grape da SBD, dirigido pelos dermatologistas Carlos Augusto Silva Bastos e Elisabeth Lima Marques de Aguiar Barbosa. Na ocasião, diversos membros dos 17 grupos espalhados por todo o país mostraram como funcionam seus trabalhos, realçando as ações realizadas nos últimos meses e as dificuldades encontradas em cada equipe.

dsc01518_edit

dsc01519_edit

FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO

Um sofisticado coquetel seguido da apresentação da banda de rock mineira Jota Quest deram o tom da festa de confraternização do 70º Congresso Brasileiro de São Paulo. Mais de 4 mil pessoas, entre médicos e convidados, lotaram o Citibank Hall para comemorar mais uma edição deste que é o maior encontro da dermatologia do país.

Esta terça-feira é o último dia de evento, prepare-se para mais novidades!





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados