Debate sobre técnicas para biópsia de pele mobilizou o terceiro episódio do SBCD + SBD Digital Drops



Debate sobre técnicas para biópsia de pele mobilizou o terceiro episódio do SBCD + SBD Digital Drops

28 de abril de 2021
3-ep-sbcd-e-sbd-drops.png

A realização da “biopsia perfeita” mobilizou os debates dos especialistas que participaram do terceiro episódio do SBCD + SBD Drops, realizado dia 26 (segunda-feira). Voltada para seus associados, a iniciativa conjunta das duas sociedades médicas visa promover aulas online e gratuitas sobre temas atuais com a presença de especialistas em cirurgia dermatológica. Para rever o conteúdo, basta o associado entrar na plataforma Conexão SBD e fazer login na área restrita do site.

ACESSE AQUI PARA ASSISTIR O EPISÓDIO

Participaram do debate os médicos: Nilceo Schwery Michalany, professor de Anatomia Patológica e colaborador do Departamento de Anatomia Patológica da Universidade Federal de São Paulo; Mílvia Enokihara, dermatopatologista dos Departamentos de Dermatologia e Patologia da Universidade Federal de São Paulo; e Luiz Roberto Terzian, professor da FMABC e especialista em cirurgia dermatológica.

Técnicas – O encontro contou com a moderação de Meire Parada, presidente da SBCD, e de Thiago Jeunon, coordenador do Departamento de Dermatopatologia do Serviço de Dermatologia do Hospital Federal de Bonsucesso. Durante aproximadamente duas horas, foram debatidas as melhores técnicas, tipos e abordagens da cirurgia dermatológica mais utilizadas no diagnóstico diferencial, como punch, exérese/fuso, saucerização ou barbirese (shaving), punção aspirativa (PAAF) e curetagem.  

Os participantes também abordaram a respeito de exames para a complementação do diagnóstico, como histopatológico; imunofluorescência direta; exame estrutural; estudo microbiológico; e métodos de biologia molecular.  

 

 

 

 

 

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados